Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Novo golpe do WhatsApp pode afetar 3 milhões de brasileiros

Segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital, já foram identificadas na última semana 270 mil vítimas.

Os hackers estão mirando em pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou que estão desempregadas há mais de um ano. Segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital, um novo golpe envolve a CNH social, instituída pelos governos estaduais para pessoas nestas condições.

A ação tem como promessa uma seleção de candidatos para a CNH Social, que isenta o usuário de taxas para tirar a habilitação. Segundo o sistema da DFNDR, já foram identificadas na última semana 270 mil vítimas. O laboratório estima ainda, com base no total de usuários de smartphones no país, que outras três milhões de pessoas também tenham sido afetadas.

  • Foto: DivulgaçãoGolpe no WhatsappGolpe no Whatsapp

De acordo com informações do Uol, o golpe pede que o usuário preencha dados pessoais com o nome completo, data de aniversário e Estado no qual reside. Depois, como normalmente ocorre com ataques do tipo, o usuário deve compartilhar a informação com dez amigos ou cinco grupos no aplicativo.

Após três cliques no botão compartilhar, a vítima é levada para uma página do Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, com o objetivo de dar mais credibilidade ao golpe.

Até esta quarta-feira (01), pelo menos 4,5 mil pessoas seguiam a página e o post contava com mais de 10 mil compartilhamentos. Para não cair no golpe, a dica é evitar compartilhar algo que gere dúvidas e sempre desconfiar de informações suspeitas que circulem nas redes sociais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.