Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cachorros devem ter os dentes escovados diariamente

O hábito não só evita o mau hálito, como afasta muitas doenças.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, 85% dos animais adultos têm alguma doença bucal, isso porque os dentes não são escovados diariamente.

A médica veterinária Priscila Brabec, da Ceva Saúde animal, esclarece que a escovação deve ser feita todos os dias. “A escovação dos dentes é tão importante para os cães como é para nós. Alguns passam grande parte de suas vidas sem escovar os dentes, e isso pode acarretar uma série de doenças, devido ao acúmulo de bactérias na boca”, afirma.

A má higienização pode resultar até na perda dos dentes, além da formação de tártaro e inflamação da gengiva.  “Quando a escovação não ocorre, isso estimula a formação de biofilme, agregado de bactérias que se formam nos dentes e que, se não removido, pode progredir para a placa bacteriana. Quando mineralizada, ela se transforma em cálculo dentário”, diz.

  • Foto: DivulgaçãoEscovação caninaEscovação canina

Segundo o veterinário Alexandre Merlo, quando um cachorro está com algum problema na boca, é comum que ele apresente gengiva avermelhada, inchada e dolorida, além de dificuldade de comer.  “Muitas vezes, essas alterações são consideradas normais ou toleráveis para a espécie ou para a idade, o que é um grande erro”, explica.

De acordo com informações do Correio Brasiliense, a placa bacteriana pode aparecer poucas horas após a alimentação e, quando endurece, se transforma no tártaro, que já não pode ser eliminado apenas com a escovação. É muito importante combatê-lo, porque as bactérias presentes na calcificação podem passar para a corrente sanguínea, causando doenças mais graves, como infecções no coração, rins, fígados e sistema nervoso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.