Pesquisa encontra 10 mil fungos e bactérias em fones de ouvido

Estudo aponta que contaminação causa problemas de saúde com tratamento difícil.

Uma pesquisa realizada pela faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, de Campinas (SP), com fones de ouvido e headfones constatou a contaminação por aproximadamente 10 mil fungos e bactérias, que podem causar coceiras, micoses e até infecções mais graves, incluindo risco de perda de audição.

A análise considerou a falta de higiene correta dos objetos, e os pesquisadores alertam para os problemas no compartilhamento de fones. Segundo a bióloga, professora e coordenadora do estudo, Rosana Siqueira, durante três meses foram avaliados 40 fones, sendo 30 do modelo mais comum, e outros 10 headfones. Os aparelhos analisados pertenciam a jovens e adultos, que costumavam emprestar a outras pessoas e não tinham, na maioria, o hábito de higienizá-los.

De acordo com informações do G1, em 87% dos fones foi encontrada contaminação em maior quantidade, inclusive da bactéria Staphylococcus aureus, responsável por infecções de pele, como furúnculo, impetigo, abcessos, e também infecções das vias aéreas superiores, entre elas, otites e sinusites. Em alguns casos, pode levar até a meningite.

• Foto: DivulgaçãoFones de ouvidoFones de ouvido

Entre os fungos, o Candida ssp, que também pode provocar infecções oportunistas no organismo de pessoas com a imunidade baixa, também preocupou os pesquisadores. Dependendo do sistema de defesa de cada pessoa, os micro-organismos podem chegar em órgãos importantes do ouvido e afetar a anatomia.

No caso dos headfones, todos os analisados tinham a presença de Staphylococcus aureus, mas em menor quantidade, o que torna seu uso um pouco mais seguro, segundo a pesquisadora. Esse modelo fica em contato com a parte externa da orelha, e também com a pele e o cabelo, ambiente que também favorece o crescimento de fungos e bactérias.