Pesquisadores usarão vírus da Zika contra tumores no cérebro

Pesquisadores descobriram que o vírus do Zika, o mesmo que causa anomalias em fetos, pode ser a resposta para tratamentos de tumores humanos agressivos do sistema nervoso central (câncer).

Pesquisadores descobriram que o Zika Vírus, o mesmo que causa anomalias em fetos, pode ser a resposta para tratamentos de tumores humanos agressivos do sistema nervoso central (câncer). Tudo porque o vírus tem uma certa “preferência” por células neurais. O estudo foi publicado na revista Cancer Research, uma importante publicação científica da área oncológica.

Após injetar pequenas quantidades do vírus Zika no encéfalo de camundongos com estágio avançado de tumores, os cientistas observaram uma redução significativa da massa tumoral e aumento da sobrevida dos animais. Em certos casos, foi diagnosticado até uma total eliminação completar do tumor e até metástases na medula espinhal.

• Foto: DivulgaçãoTeste para vírus da zikaTeste para vírus da zika

O vírus da zika pode ser utilizado como uma terapia porque as células que ele tem preferência de atacar fetos estão presentes em alguns tumores. Em um acompanhamento de três meses, percebeu-se que 20 cobaias tiveram o tumor reduzido; e para a surpresa de todos, em 9 delas, o tumor desapareceu por completo.

Próximos passos

Os pesquisadores esperam começar a testar a estratégia em humanos já nós próximos meses. O primeiro estágio será em pequenos grupos de duas a três pessoas. O vírus que será utilizado o vírus usado será o selvagem, como o usado em animais. Será utilizado o patógeno atenuado, para não gerar efeitos ou infecções inesperadas.