Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Facebook, Instagram e WhatsApp apresentam instabilidade nesta segunda

Até a publicação desta reportagem as redes sociais continuavam sem acesso.

As redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, ficaram fora do ar por volta de 12h40 desta segunda-feira (4). Usuários de todo o mundo relataram que não conseguiram acessar suas contas. Até a publicação desta reportagem as redes sociais continuavam sem acesso.

As três redes sociais pertencem a Mark Zuckeberg, que ainda não informou o motivo das falhas. As reclamações são de usuários de diversos países do mundo tanto nas versões web (para computadores) quanto nos aplicativos para celular.

O site DownDetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, informou que os problemas notificados no WhatsApp e Messenger são de envio de mensagem. Já o Instagram e Facebook não carregaram. No WhatsApp e Instagram aparece a mensagem “5xx Server Error” e no Facebook a mensagem é “desculpe, algo deu errado”.

No Twitter, plataforma que não pertence ao grupo, o termo WhatsApp foi parar no Trending Topics (tópico de tendência). A instabilidade tem gerado memes no Twitter e fez diversos usuários migrarem para o aplicativo de troca de mensagens Telegram.

Integração de plataformas

Em junho passado, houve uma queda de 10 minutos no WhatsApp e no Instagram. Antes, em março, os dois serviços e o Facebook, também ficaram fora do ar por cerca de 50 minutos. No ano passado, as últimas instabilidades foram reportadas em julho e setembro de 2020. Antes disso, em maio, uma falha centralizada na América Latina impossibilitou a execução de funções básicas como envio de mensagens, comentários e realização de publicações nos três serviços. Em março daquele ano, as redes sociais do grupo chegaram a ficar fora do ar por quase 24 horas depois de mudanças nas configurações dos servidores da companhia.

Com a maior integração entre as três plataformas, é comum que todos os serviços da empresa passem por instabilidade de maneira conjunta.

Entre especialistas, corre a especulação de que parte dos problemas frequentes tem sido causados pelo plano de integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, que foi anunciado em janeiro de 2019 e que teve início em 30 de setembro de 2020 com a integração do Facebook Messenger e Instagram. O recurso irá permitir que as pessoas se comuniquem de um mensageiro para o outro, sem trocar de aplicativo.

O Instagram também busca estar mais integrado ao WhatsApp. O aplicativo já testa um botão que levará o usuário diretamente a uma conversa no WhatsApp. Antes, o Instagram permitia que os usuários conversassem apenas dentro do próprio app, por mensagem direta. Anúncios do Instagram também terão integração com o WhatsApp.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.