Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Função do WhatsApp Web que dispensa celular é liberada para mais usuários

Agora, os usuários poderão enviar e receber mensagens no aplicativo mesmo o celular estando desconectado.

O WhatsApp está liberando para diversos usuários um novo recurso que permite que o usuário não precise utilizar o seu celular para acessar a versão web do aplicativo. A função é testada desde o mês de julho e, de acordo com o aplicativo, está sendo disponibilizada gradativamente.

Com o novo upgrade, os usuários poderão enviar e receber mensagens mesmo que o celular esteja desconectado do computador. A plataforma poderá ser acessada em até quatro computadores e funcionará de maneira “independente” em cada um deles.

O dispositivo principal da conta ainda é o celular, porém o aparelho não necessita mais estar conectado à internet, nem muito menos ligado para permitir o acesso ao computador.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1WhatsApp web
WhatsApp web

Como era antes

Antes do teste, ao mandar mensagens do WhatsApp pelo computador, a máquina opera somente como um tipo de interface, como se o aplicativo fosse apenas espelhado para o computador.

Quem cuida do envio e recebimento de mensagens é o celular. Ele que é responsável pela função de criptografia que tem o objetivo de transformar as mensagens escritas em códigos incompreensíveis para quem não está autorizado a acessar o conteúdo do remetente e destinatário a não ser eles próprios.

Dessa forma, quando o celular é desconectado da internet ou está sem bateria, não é possível continuar utilizando o aplicativo pelo computador.

Como funcionará

O WhatsApp utilizará um sistema para sincronizar as mensagens entre o celular e outros aparelhos conectados, se tornando um app “multiplataforma”.

Para que o usuário continue usando o WhatsApp no computador, continuará sendo necessário escanear um QR Code a partir do smartphone, como já funcionava antigamente.

Contudo, haverá um passo a mais antes de utilizar a versão web da rede social: para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será pedido ao utilizador o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital) no celular.

O destino é impedir acessos indesejados, como os que acontecem em casos de clonagem ou roubo de contas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.