Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Lubrificante à base de muco de vaca é eficaz contra HIV e herpes

O estudo foi realizado por pesquisadores da Suécia e publicado na revista científica Advanced Science.

Um estudo publicado na revista científica Advanced Science, realizado por cientistas do Karolinska Institutet e do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia, revelou que um gel profilático sintético derivado da mucosa de vaca foi 70% eficaz na prevenção da infecção pelo HIV e 80% contra a herpes após testes de laboratório em vários tipos de células.

Segundo os pesquisadores, o lubrificante é derivado da mucina, principal componente do muco que é produzido no corpo humano, e atua na lubrificação e sinalização celular para a formação de barreiras químicas, impedindo a proliferação dos vírus.

Por meio de comunicado, o pesquisador de biomateriais da KTH e autor do estudo, Hongji Yan, afirmou que os resultados promissores aumentam a esperança de que o gel possa ajudar a reverter tendências preocupantes na disseminação de infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV.

Lubrificante antiviral

De acordo com a pesquisa, as moléculas de mucina da vaca se ligam e prendem as partículas virais, que acabam sendo eliminadas pela renovação do muco, como em uma gripe, por exemplo. O lubrificante então replica essa autocura, que é uma propriedade fundamental do material que permite a lubricidade do muco e o combate a novas infecções.

“Para o HIV-1, nossos dados sugerem que uma combinação de filtragem estérica (força relativa à disposição dos átomos ou à estrutura de uma molécula), ligação à glicoproteína viral GP120 e atenuação da ativação de células imunes são responsáveis pelo efeito protetor”, diz o estudo.

Conforme o estudo, a complexidade natural das moléculas de mucina é a razão pela qual o lubrificante é tão eficaz em parar o HIV e a herpes sem o risco de efeitos colaterais ou desenvolvimento de resistência.

Controle da saúde sexual

Hongji afirma no estudo que o lubrificante pode ajudar mais pessoas a ter maior controle de sua saúde sexual. “Ele [o gel] pode oferecer proteção quando a proteção do preservativo não for uma opção disponível, ou mesmo como proteção de backup em caso de falha do preservativo ou uso incorreto. Pode ser usado tanto no sexo feminino para masculino quanto no sexo masculino para masculino”, pontuou.

As mucinas no lubrificante sintético também ajudaram a diminuir a ativação das células imunes, segundo o pesquisador da Suécia. “Isso é importante porque as células imunes ativadas estimulam a replicação do HIV”, acrescentou.

Eficácia

O produto se mostrou 70% eficaz contra o HIV e 80% eficaz contra o vírus da herpes durante os testes realizados em laboratório. Além disso, a mucina também ajuda a diminuir a ativação de células imunes, o que impede a replicação do HIV.

O próximo passo do estudo agora é testar o lubrificante de mucina em combinação com novos compostos naturais com propriedades anti-HIV.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.