Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Roubos de criptos financiam programa nuclear norte-coreano, diz ONU

Documento aponta que houve uma “aceleração acentuada” dos testes de mísseis por Pyongyang.

Um relatório confidencial da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que a Coreia do Norte teria financiado parte dos seus programas nucleares e de mísseis balísticos no ano passado com a receita adquirida em ataques cibernéticos a exchanges de criptomoedas.

A informação foi encontrada em um trecho do documento da ONU pela agência Reuters e divulgada no último sábado (5).

“Os ciberataques da RPDC roubaram mais de US$ 50 milhões entre 2020 e meados de 2021 de pelo menos três exchanges de criptomoedas da América do Norte, Europa e Ásia”, comunica o documento.

O órgão internacional afirmou esses ataques cibernéticos, especialmente em ativos de criptomoedas, seguem sendo a principal fonte de financiamento para a Coreia do Norte.

Segundo a Reuters, o documento aponta que houve uma “aceleração acentuada” dos testes de mísseis por Pyongyang, capital e maior cidade do país, apesar de a Coreia do Norte sendo proibida de realizar testes nucleares pelo órgão internacional.

“Embora nenhum teste nuclear ou lançamento de ICBMs (mísseis balísticos intercontinentais) tenha sido relatado, a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) continuou a desenvolver sua capacidade de produção de materiais físseis nucleares”, escreveram os especialistas no documento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.