Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão o 5G na sexta

Tecnologia 5G promete velocidades até 20 vezes superiores ao 4G, com maior consumo em realidade virtual.
Por Estadão Conteúdo

O grupo que acompanha a limpeza de faixas para a ativação do 5G no País confirmou nesta quarta-feira, 27, o aval para ligação do sinal nas capitais João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). A previsão é de que o 5G seja ativado a partir de sexta-feira, 29, nessas cidades.

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores ao do 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual.

“Foi deliberada e aprovada a liberação para ligar a faixa de 3,5 GHz em três capitais: Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. A partir de amanhã (28), serão emitidos os sinais, e a partir de sexta-feira (29) poderão ligar os sinais”, disse o conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), presidente do grupo que supervisiona a limpeza de faixas.

As três capitais marcam a segunda etapa de liberação do 5G, após a estreia em Brasília. A ativação da tecnologia nas capitais estava originalmente prevista para acontecer até 31 de julho, mas o grupo pediu a prorrogação por mais 60 dias - conforme previsto no edital de leilão das faixas - por causa da lentidão da chegada dos filtros importados da China.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.