Telescópio James Webb registra colisão cósmica ‘hiperbrilhante’

A descoberta é considerada mais brilhante que um trilhão de sóis.

A Nasa anunciou que o Telescópio Espacial James Webb registrou alguns pares de galáxias espirais em uma colisão cósmica classificada como "hiperbrilhante". A descoberta é considerada mais brilhante que um trilhão de sóis. A foto do sistema Arp 220, que está a cerca de 250 milhões de anos-luz de distância da Terra, foi divulgada pela Nasa. Essa galáxia infravermelha é ultraluminosa e a Via Láctea, em comparação, tem uma luminosidade modesta de cerca de 10 bilhões de sóis.

A colisão cósmica "hiperbrilhante" ocorreu há 700 milhões de anos, quando duas galáxias espirais colidiram, gerando uma grande explosão de formação estelar. Isso resultou na formação de 200 aglomerados de grandes estrelas, que residem em uma região com quase 5 mil anos-luz de diâmetro (5% do diâmetro da Via Láctea). A quantidade de gás nessa pequena região é equivalente a todo o gás em toda a Via Láctea.

Observações anteriores revelaram cerca de 100 remanescentes de supernovas em uma área de menos de 500 anos-luz. Os núcleos das galáxias-mãe, separados por uma distância de 1,2 mil anos-luz, foram descobertos pelo Telescópio Hubble.

Na imagem, é possível observar caudas de maré fraca, ou material retirado das galáxias pela gravidade, em azul. Cada um dos núcleos tem um anel giratório de formação de estrelas que emite luz infravermelha. Essa luz cria picos de difração, que dominam a imagem.