Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

IFPI lança edital de vestibular com 2.465 vagas

As inscrições devem ser feitas no site da instituição entre os dias 18 de setembro e 22 de outubro.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou, nesta segunda-feira (11), o edital do Vestibular 2024. O processo seletivo está ofertando um total de 2.465 vagas em cursos superiores distribuídas em 17 campi da instituição.

"Estaremos oferecendo 2.465 mil vagas, de 63 cursos, em 17 dos nossos campis, através do nosso vestibular. Iremos realizar duas provas, uma objetiva, com questões de linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza, e uma redação", disse o pró-reitor de Ensino do IFPI, Odimógenes Soares.

Foto: Lucas Dias/GP1IFPI zona sul
IFPI zona sul

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, entre os dias 18 de setembro e 22 de outubro. A partir desta edição, será obrigatória uma conta no conta gov.br para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 40 reais, poderá ser feito até 23 de outubro.

Novidades

Uma das novidades deste ano é a inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piauí no conteúdo programático do processo seletivo.

O IFPI ainda anunciou a implementação de cinco novos cursos, são eles: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Angical; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Piripiri; Bacharelado em Administração, em Corrente; Bacharelado em Engenharia Agronômica, em Oeiras; Bacharelado em Engenharia Agronômica, em São João do Piauí.

Desde o ano passado, o IFPI adota o vestibular próprio como forma de ingresso no ensino superior na instituição.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Foto: Lucas Dias/GP1IFPI
IFPI

Prova

A prova será realizada no dia 26 de novembro e vai conter 70 questões de múltipla escolha. Já a prova de redação constará de produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa.

O resultado final será divulgado a partir do dia 29 de dezembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.