Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da UFMG testam vacina contra efeitos da cocaína

Vacina possui molécula que comunica ao sistema imunológico que ele deve produzir anticorpos contra droga.

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão testando uma vacina contra a dependência de cocaína, que tem a função de bloquear os efeitos de euforia, autoconfiança e excitação provocados pelo uso da droga.

Os pesquisadores registraram experiências bem-sucedidas em cobaias na fase pré-clínica do estudo, quando não foram observados efeitos colaterais graves e houve produção de anticorpos em ratos, camundongos e primatas.

Agora, será necessária autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sejam iniciados os testes em humanos, a partir de 2025.

A vacina não é como as convencionais, produzidas a partir de uma proteína. O imunizante utiliza molécula sintetizada em laboratório, que consegue “comunicar” ao sistema imunológico que ele deve produzir anticorpos contra a droga.

Segundo os testes preliminares, o imunizante poderá ser mais eficaz para dependentes em abstinência. Em pessoas desse grupo, a molécula conseguiu bloquear a entrada da cocaína no cérebro, diminuindo a percepção do seu efeito e aumentando a chance de o paciente deixar de consumir a droga.

O imunizante também deve funcionar para os consumidores de crack.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.