Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Novo microchip permite que pacientes cegos voltem a ler

O dispositivo consiste em um microchip fotovoltaico de apenas dois milímetros, implantado na retina.

Um microchip ocular experimental permitiu que pacientes cegos recuperassem parcialmente a visão e voltassem a ler após um procedimento inovador realizado no hospital Moorfields Eye, em Londres. O implante foi testado em cinco pessoas com atrofia geográfica, estágio avançado da degeneração macular relacionada à idade, doença que compromete a visão central e afeta principalmente pessoas acima dos 50 anos.

O dispositivo consiste em um microchip fotovoltaico de apenas dois milímetros, implantado diretamente na retina. Associado a óculos equipados com uma câmera, o sistema capta imagens do ambiente e as converte em sinais que são processados e enviados ao cérebro pelo nervo óptico. Segundo o oftalmologista Mahi Muqit, responsável pelo estudo, trata-se do primeiro implante capaz de oferecer uma visão funcional para atividades cotidianas, como leitura e escrita.

Foto: Bruno Peres// Agência BrasilPessoas com essa condição têm uma pequena área da retina gradualmente danificada
Pessoas com essa condição têm uma pequena área da retina gradualmente danificada

Entre os participantes está Sheila Irvine, de 70 anos, que perdeu a visão central há mais de três décadas. Após o implante, ela voltou a ler livros, correspondências e até resolver palavras cruzadas. Apesar dos avanços, o uso do dispositivo ainda exige concentração intensa e apresenta limitações, especialmente em ambientes externos.

Especialistas avaliam que a tecnologia tem potencial para se disseminar globalmente nos próximos anos, inclusive no Brasil. Embora o implante ainda não esteja disponível comercialmente, médicos destacam que inovações desse tipo costumam se popularizar com o tempo, à medida que os custos diminuem e a eficácia clínica é comprovada em larga escala.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.