Estação de trem será transformada em biblioteca em Capitão de Campos

- atualizado

A Prefeitura Municipal de Capitão de Campos-PI, pleiteia a estrutura da antiga estação ferroviária da cidade para montar uma biblioteca e um museu.

  • Foto: DivulgaçãoEstação Ferroviária de Capitão de Campos abandonadaEstação Ferroviária de Capitão de Campos abandonada

Nesta quarta-feira (23), o prefeito Tim Medeiros protocolou projeto junto ao IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão responsável pelo patrimônio histórico nacional. No projeto o município se compromete com a reconstrução dos imóveis que estão em ruínas buscando revitalizar e conservar o patrimônio histórico e cultural que faz parte da história do município.

A Rede Ferroviária Federal, Sociedade Anônima (RFFSA) foi uma empresa estatal brasileira de transporte ferroviário que cobria boa parte do território brasileiro e tinha sua sede na cidade do Rio de Janeiro.

As casas deixadas pela estatal quando do seu encerramento das atividades na década de 90 foram ocupadas por moradores diversos. De acordo com o gestor, não serão retiradas as famílias que moram nas casas, elas serão capacitadas a cuidarem do patrimônio nacional.

Como garantia de cuidados aos valores culturais e históricos da antiga estação, a prefeitura se comprometeu construir no prédio da estação uma biblioteca e um museu formando um complexo cultural que envolverá todo a urbanização da área frontal das casas, praças, quadra poliesportiva e arborização de todo o pátio da rede ferroviária.

  • Foto: Divulgação pública/InternetCasas na estação de Capitão de Campos Casas na estação de Capitão de Campos
Mais conteúdo sobre:
Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Blog do Celso Oliveira - Fazendo e Acontecendo