Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da covid-19

São pessoas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de covid em leitos do SUS. 

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início hoje (17/11) à primeira triagem dos pacientes com sequelas da covid-19. São cinco pacientes que vão passar pelo processo de reabilitação no Centro Integrado de Reabilitação(Ceir), localizado em Teresina. São pessoas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de covid em leitos do SUS.

Estes pacientes ficaram com alguma sequela neurológica ou respiratória por causa da doença e tiveram indicação de reabilitação. Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram Covid têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.

  • Foto: Divulgação/AscomSesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da covid-19Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da covid-19

De acordo com Superintende Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar com disponibilidade dos de consultório médico; Centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raio-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e E.C.G; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. “Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira”, afirma.

Para o Coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico. “Com a triagem, vamos saber quais as necessidades de cada paciente e poderemos começar o tratamento adequado. Eles vão passar por constantes avaliações para saber a evolução e a melhora”, diz o coordenador.

O Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que os pacientes que vão passar pelo Ceir devem ser regulados por uma Unidade Básica de Saúde(UBS). “Os pacientes vão para o Centro de Reabilitação via triagem do SUS. O Piauí é um dos primeiros Estados do país a ofertar este tipo de serviço para parcela da população que teve comprometimento ou sequelas por causa da Covid-19”, diz Herlon.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.