Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Diretor do Hemopi pede que população doe sangue durante pandemia

O diretor destacou que é necessário que as pessoas sigam as orientações do Ministério da Saúde e permaneçam em isolamento, mas avaliou como um caso de extrema necessidade a doação de sangue.

Em entrevista ao GP1 nesta segunda-feira (30) o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, reforçou o pedido para que as pessoas possam doar sangue durante esse período de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com uma nota técnica do Ministério da Saúde, estão inaptas para doação as pessoas que viajaram para fora do estado. A inaptidão dura cerca de 30 dias e após o período, caso o doador esteja saudável, poderá fazer a doação.

  • Foto: Thais Souza/GP1Jurandir MartinsJurandir Martins

Jurandir reiterou que as pessoas não pegam coronavírus durante a transfusão de sangue. “Não temos nenhuma evidência científica que ocorra transmissão do coronavírus perante a transfusão de sangue. A transmissão do coronavírus é através de gotículas de pessoas contaminadas”, afirmou.

Caso extremo

O diretor destacou que é necessário que as pessoas sigam as orientações do Ministério da Saúde e permaneçam em isolamento, mas avaliou como um caso de extrema necessidade a doação de sangue. O Hemopi distribui sangue para a rede pública e privada do estado. O sangue é necessário não somente para pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mas também para enfermos que necessitem de transfusão.

  • Foto: Lucas Dias/GP1HemopiHemopi

“Claro que a gente tem que ter inúmeras precauções, defendemos o isolamento, que as pessoas fiquem em casa, que as recomendações dos órgãos de saúde sejam obedecidas. É momento de ficar em casa, isolado e só sair em caso de extrema necessidade. E um dos casos de extrema necessidade é a doação de sangue”, disse.

“A gente sabe que durante esse período muitos casos vão ocorrer no nosso estado, muitos serão os pacientes que irão internar, para UTI e possivelmente precisarão de sangue. É nesse momento que a gente aproveita para chamar as pessoas sadias para doar sangue”, continuou o diretor.

Doação agendada

Para evitar aglomerações e disseminar o novo coronavírus, o Hemopi adotou o agendamento de doação. Por meio do telefone 98894 6614 a pessoa pode agendar o melhor horário para efetuar a doação.

“Basta agendar a doação de sangue através do telefone 98894 6614. Por esse telefone você pode entrar em contato para agendar sua doação de acordo com o dia que você achar conveniente”, finalizou o diretor.

Horário de atendimento

Em Teresina o hemocentro fica aberto de segunda a sábado das 7h15 às 18h. Os hemocentros de Parnaíba, Picos e Floriano funcionam de segunda a sexta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coronavírus afeta estoque de bolsas de sangue do Hemopi

Firmino Filho confirma duas mortes por Covid-19 em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.