Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Coronavírus: Arquidiocese pede que fieis evitem abraços em missas

O clero da Arquidiocese possui mais de 100 padres em atuação na capital e em municípios próximos de Teresina.

Durante plenária do retiro anual do clero de Teresina, realizada nessa sexta-feira (06) o vigário geral da Arquidiocese orientou os padres e diáconos quanto à liturgia da santa missa em prevenção ao coronavírus (CODIV-19).

“Seguindo a recomendação da CNBB, orientamos para que sejam evitados abraços, apertos de mão e mãos dadas durante as celebrações. Se possível, a hóstia deve ser entregue na mão do fiel, e não diretamente à boca. Pelo menos por enquanto”, destaca padre Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Padre Tony BatistaPadre Tony Batista

As principais recomendações aos padres são para que orientem os fiéis a receber a hóstia nas mãos e não diretamente na boca. Na oração do pai-nosso, no lugar de se darem as mãos, o cuidado é que seja cultivado com mais intensidade o compromisso com a fraterna comunhão, além do abraço da paz que também deve ser evitado.

O retiro do clero aconteceu dos dias 02 a 05 de março no Centro de formação padre Tony Batista, voltado para todos os padres e diáconos da Arquidiocese de Teresina. Além da recomendação para prevenção do novo vírus, outros assuntos foram abordados na plenária como o projeto em missão dos condomínios de Teresina e o trabalho executado pela Diaconia Effata, que atua na evangelização e acolhimento de pessoas surdas.

O clero da Arquidiocese possui mais de 100 padres em atuação na capital e em municípios próximos de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.