Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesc Piauí doa máscaras 3D a profissionais de saúde

Serão distribuídas 2 mil máscaras Delfi-TRON e face Shieldes para serem usadas por profissionais de saúde, que atuam nos hospitais do Piauí.

O Sesc Piauí é uma das instituições parceiras na produção de máscaras 3D doadas às prefeituras do Piauí para combate à pandemia da Covid-19. Serão distribuídas 2 mil máscaras Delfi-TRON e face Shieldes para serem usadas por profissionais de saúde, que atuam nos hospitais do Piauí.

A máscara Delfi-TRON foi desenvolvida pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa, em parceria com renomados pesquisadores das áreas de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Química, com o apoio de instituições como o Sesc, Fiepi, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade Tiradentes e Instituto (UNIT) de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

  • Foto: Divulgação/AscomSesc Piauí doa máscaras 3D a profissionais de saúdeSesc Piauí doa máscaras 3D a profissionais de saúde

A empesa já produziu 500 máscaras e busca novos parceiros para financiar a produção de máscaras, que serão doadas aos municípios. Já foram distribuídas máscaras às prefeituras de Parnaíba, Floriano, Campo Maior e Cajueiro da Praia.

De acordo com o físico, Gildásio Lima, uma dos fundadores da startup que criou a máscara, o equipamento de segurança pessoal é produzido, dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A máscara é reutilizável e proporciona o máximo de conforto, durabilidade e proteção ao usuário. Ela é lavável e seu filtro mecânico deve ser trocado sempre que o usuário perceber dificuldade de respiração (devido à saturação)”, destaca Lima.

Os testes de controle de qualidade foram desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (BIOTEC), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UF-DPar), que considerou as máscaras mais vantajosas quando comparadas às máscaras cirúrgicas e similares a N95.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.