Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Prefeitura de Teresina elabora plano para retorno gradual do comércio

O secretário de Finanças do Município, Francisco Canindé, já montou uma comissão para traçar e discutir as estratégias a serem adotadas.

A Prefeitura de Teresina está elaborando um plano de retomada gradual da economia na capital que será adotado após o fim da vigência dos decretos devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Conforme apurado pelo GP1 nesta quarta-feira (22), o secretário de Finanças do Município, Francisco Canindé, já montou uma comissão para discutir as estratégias para flexibilizar o isolamento social em Teresina. Os decretos municipais têm validade até o dia 30 de abril.

A Prefeitura de Teresina iniciou o planejamento e Francisco Canindé vai ficar responsável por coordenar os diálogos com os empresários e os trabalhadores de cada setor econômico de Teresina para que seja elaborado esse plano para a reabertura gradual do comércio.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Francisco Canindé, secretário de finançasFrancisco Canindé, secretário de finanças

Também vão participar das conversas com os empresários, o professor Washington Bonfim, que é membro do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus da Prefeitura de Teresina, e os secretários de Governo, Fernando Said e de Educação, Kleber Montezuma.

Todo esse trabalho será estruturado com base nas diretrizes repassadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que orienta a conduta que deve ser adotada para a flexibilização do isolamento provocado pela covid-19. A Prefeitura de Teresina também pretende conversar com o Conselho Regional de Medicina para tratar sobre as medidas que devem ser adotadas.

Plano de Retomada Gradual da Economia

Para que ocorra a retomada das atividades, a Prefeitura de Teresina pretende seguir as orientações da OMS. Ela estuda a possibilidade de fazer um distanciamento social seletivo, onde as pessoas que integram o grupo de risco e os infectados continuam em quarentena domiciliar. Além disso, deve ser mantido o uso de máscaras em ambientes públicos.

Abertura gradual

Também deve ser realizada, conforme orientação da OMS, a reabertura gradual das atividades segundo o grau de essencialidade, de maneira a abranger todas as atividades em até 45 dias. Esse prazo pode ainda ser reduzido ou ampliado, conforme a evolução da pandemia.

Os estabelecimentos que vão estar abertos, ainda deverão funcionar em horários alternados para diminuir a concentração do fluxo no transporte coletivo. Os eventos com a participação de muitas pessoas devem continuar suspensos.

A proposta que a Prefeitura de Teresina estuda, com base na OMS, é fazer primeiro a abertura de creches e escolas, do comércio varejista, restaurantes e a regularização do transporte público. Então depois de 15 dias seria permitido a abertura de shoppings e dos demais serviços comerciais.

Com 30 dias seria permitido a abertura de parques, mas com um controle de entrada e somente em 45 dias seria permitido a abertura de cinemas, academias, teatros, museus e universidades, por serem espaços com grande concentração de pessoas.

Distanciamento social

Todos os estabelecimentos quando forem abertos, segundo recomendação da OMS, vão ter que respeitar protocolos de convivência e de distanciamento social. A Prefeitura de Teresina ainda quer fazer uma análise, a cada 7 dias, da situação da epidemia, com isso os protocolos adotados podem ser relaxados ou intensificados, mas isso vai depender de como vai estar a evolução da pandemia.

Horários alternados

Os estabelecimentos que vão poder abrir, ainda devem funcionar em horários alternados para diminuir a concentração do fluxo de pessoas no transporte coletivo.

Em relação aos horários a proposta analisada é que:

- De 6h às 15h funcionariam as atividades relacionadas a: indústrias de transformação; transporte, armazenagem e correio; atividades de vigilância, segurança e investigação; de água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; eletricidade e gás; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura; e indústrias extrativas.

- De 8h às 17h funcionariam as atividades relacionadas a: serviços para edifícios e atividades paisagísticas; comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas; construção; e alimentação.

- De 10h às 19h funcionariam as atividades relacionadas a: informação e comunicação; serviços de escritório, de apoio administrativo e outros; atividades profissionais, científicas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas; alojamento; e organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.

- De 12h às 21h funcionariam as atividades relacionadas ao: comércio varejista; outras atividades de serviços; seleção, agenciamento e locação de mão-de-obra; artes, cultura, esporte e recreação; aluguéis não-imobiliários e gestão de ativos intangíveis não-financeiro; atividades imobiliárias; e agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.

Todas essas medidas são para os serviços que atualmente estão proibidos de funcionar. A liberação completa das atividades, assim como o retorno normal dos horários de funcionamento, estará condicionada à evolução da epidemia.

Wellington Dias vai criar grupo para retorno gradual do comércio

O governador do Piauí Wellington Dias (PT), afirmou nessa terça-feira (21), que vai ser criado um grupo de trabalho que ficará responsável pelo planejamento da retomada das atividades econômicas em todo o estado, que estão paralisadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Os decretos estaduais, assim os municipais, têm validade até o dia 30 de abril.

O governador apontou que outras medidas para flexibilizar o isolamento social estão sendo preparadas, como a elaboração de um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território piauiense. “Precisar ir ao supermercado ou a farmácia, use a máscara. Vamos estar tornando isso obrigatório, para que nos próximos dias possamos ter a retomada das atividades. Será criado um grupo de trabalho, que com base na experiência de outros países que já estão aos poucos reabrindo o comércio, irá montar um plano para a retomada das atividades aqui no Piauí”, pontuou o governador durante entrevista à imprensa.

Pandemia no Piauí

Até esta quarta-feira (22), o Piauí registra 15 mortes por covid-19 (coronavírus), conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Em todo o estado, são 206 casos confirmados da doença, sendo 150 em Teresina.

Outros 28 municípios já registram casos confirmados de covid-19, sendo 10 em Parnaíba, 05 em Piracuruca, 05 em São Raimundo Nonato, 03 em São José do Divino, 03 em Esperantina, 03 em Campo Maior, 02 em Luís Correia, 02 em Miguel Alves, 02 em Picos, 02 em Floriano, 01 em Pimenteiras, 01 em Caracol, 01 em Altos, 01 em Demerval Lobão, 01 em Inhuma, 01 em Bonfim do Piauí, 01 em Angical do Piauí, 01 em Betânia do Piauí, 01 em Bom Princípio do Piauí, 01 em Colônia do Gurguéia, 01 em Francinópolis, 01 em Itaueira, 01 em Lagoa do Barro, 01 em Pedro II, 01 em Ribeira do Piauí, 01 em São José do Piauí, 02 em União e 01 em Nazária.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias vai criar grupo para retorno gradual do comércio

Prefeito Padre Walmir vai reabrir o comércio na cidade de Picos

Valdeci Cavalcante vai recorrer ao STJ para tentar reabrir o comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.