Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Alunos da área de saúde da UFPI poderão colar grau durante pandemia

A princípio, poderão colar grau os estudantes concludentes da área de saúde que comprovarem urgência em obter o certificado de conclusão de curso, para atuarem no combate ao coronavírus.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai conceder outorga de grau antecipada durante a suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia de covid-19. A princípio, poderão colar grau os estudantes concludentes da área de saúde que comprovarem urgência em obter o certificado de conclusão de curso, para atuarem no combate ao coronavírus. A medida foi anunciada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Portaria Nº 016/2020.

Em entrevista ao GP1, a pró-reitora da PREG, Romina Paradiso, explicou que as colações de grau serão realizadas de maneira virtual, e que nesse momento não será entregue o diploma, mas o certificado de conclusão de curso, documento que serve para atestar que a pessoa está formada e apta a trabalhar na área.

“Com esses editais que o Governo tem lançado, procurando profissionais para capacitá-los e colocá-los no combate a covid-19, nós fomos demandados para voltar com as colações de grau, mas o problema era como a gente faria essas colações de grau respeitando o isolamento social. Então, nós criamos um fluxo processual e documental no qual estamos fazendo as colações de grau de forma remota, virtual, estamos entregando os documentos referentes à colação, para que o aluno, de posse do termo de colação de grau e da certidão de conclusão de curso possa pleitear essas vagas que o Governo está oferecendo”, afirmou.

A pró-reitora ressaltou que as prioridades são graduações da área da saúde e algumas das ciências humanas, que também estão sendo procuradas para atuarem no sistema de saúde.

“Nesse momento os cursos que estão sendo atendidos prioritariamente são aqueles chamados por esses editais, medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, serviço social, esses cursos que estão tendo chamamento são os que estamos priorizando”, informou.

Para requisitar a colação de grau, o estudante deve enviar uma solicitação via e-mail para o endereço eletrônico [email protected] e anexar o requerimento de colação de grau e o requerimento de certidão de conclusão de curso, preenchidos e assinados, juntamente com o documento de identificação, preferencialmente o RG, e a documentação comprobatória da urgência para a outorga de grau.

As certidões de conclusão de curso serão disponibilizadas por e-mail, acompanhadas do histórico escolar atualizado.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19: MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.