Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí já atendeu 86 pacientes de outros estados com Covid-19

Conforme o levantamento, os pacientes são dos estados do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) informou nesta quarta-feira (20) que o estado do Piauí já atendeu mais de 80 pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19) oriundos de outros estados. Conforme o levantamento, os pacientes são dos estados do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Foram atendidos 86 pacientes que já testaram positivo para a doença e foram atendidas e diagnosticadas após passar por triagem da rede estadual de saúde. Os casos não foram colocados nos boletins epidemiológicos da Sesapi, tendo seus resultados encaminhados para seus estados de origem.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino NetoFlorentino Neto

O secretário Florentino Neto informou que a maioria dos pacientes são oriundos do Maranhão e estão ocupando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas cidades de Teresina, Floriano e Parnaíba. Florentino informou ainda que conversou com o secretário de Saúde do Maranhão para aumentar as UTIs no estado vizinho.

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, afirmou o gestor.

Em Teresina, onde maioria dos pacientes oriundos do Maranhão está internado, foi fechado um acordo para aumentar os leitos no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon. “Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, afirmou Florentino Neto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde vai ajudar a manter UTIs no Piauí, diz Wellington

Covid-19: Firmino Filho diz que quase 70% das UTIs estão ocupadas

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.