Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington vai se reunir com Firmino para discutir proposta de lockdown

“Vou dialogar com ele [Firmino Filho]. Alguns querendo abrir e outros fechar. As decisões serão com base científica e colegiadas", disse o governador.

O governador Wellington Dias (PT-PI) afirmou durante entrevista ao GP1, na tarde desta quarta-feira (06), que vai dialogar com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), após o chefe do executivo teresinense cogitar a possibilidade de decretar lockdown na Capital. Firmino sugeriu a medida devido à queda no índice de isolamento social adotado como forma de tentar frear a disseminação da Covid-19 na Capital.

Wellington Dias adiantou que qualquer medida será adotada com base em orientações científicas e colegiadas com todos os órgãos envolvidos no plano de combate ao coronavírus no Estado.

“Vou dialogar com ele [Firmino Filho]. Alguns querendo abrir e outros fechar. Vamos seguir sempre a ciência. Mas as decisões serão com base científica e colegiadas. O prefeito [Firmino] é um grande parceiro no Plano Covid-19 no Piauí, assim como os demais prefeitos e prefeitas do Piauí”, disse o governador do Estado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

O que diz Firmino

O prefeito afirmou no início da tarde desta quarta-feira (06), que vai avaliar a necessidade de lockdown em Teresina, o que permitirá adoção de medidas mais restritivas como bloqueio de circulação de pessoas em ruas e avenidas da Capital.

Segundo Firmino Filho, a Prefeitura de Teresina está realizando um levantamento até o final desta semana e, logo em seguida, caso haja necessidade de endurecer as medidas de contenção ao novo coronavírus, vai solicitar ao Governo do Estado a determinação de lockdown ou, em último caso, acionar a Justiça para determiná-lo.

“Nós temos que aguardar os dados desse fim de semana, pois se eventualmente os dados continuarem a piorar, a partir da próxima semana nós já temos que iniciar nosso processo de debate, de planejamento sobre um eventual lockdown, ainda neste mês de maio. O Governo do Estado tem os instrumentais para fazer esse gesto, a Prefeitura não os tem. Portanto, após os dados deste fim de semana, nós vamos procurar o governador para que ele assim o faça ou, eventualmente, vamos procurar a Justiça para que ela determine, caso venha ser necessário ao longo dessas próximas semanas”, disse Firmino Filho.

A possibilidade surgiu em razão dos baixos índices de isolamento social, que vêm caindo diariamente. Nessa terça-feira (05), Teresina atingiu o patamar de 38,9% de isolamento social, quando o ideal é 73%.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19: prefeito Firmino Filho admite adotar lockdown em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.