Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí tem 87 indígenas infectados pelo novo coronavírus

De acordo com o boletim, a maioria dos infectados é da cidade de Teresina, onde o povo Warao já tem 78 casos da doença e um óbito, sem registro ainda de pessoas curadas.

O Estado do Piauí já registra 87 casos confirmados do novo coronavírus envolvendo povos indígenas, segundo boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (16) pela Universidade Federal do Estado do Piauí. Ainda existe um óbito e duas pessoas curadas.

O boletim está sendo elaborado pela professora Carmen Lúcia Silva Lima, coordenadora do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e líder do Grupo de Pesquisa sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização da Universidade Federal do Piauí, em parceria com as lideranças dos povos indígena localizados no Piauí.

  • Foto: ReproduçãoBoletim da covid-19 sobre os povos índigenasBoletim da covid-19 sobre os povos índigenas

De acordo com o boletim, a maioria dos infectados é da cidade de Teresina, onde o povo Warao já tem 78 casos da doença e um óbito, sem registro ainda de pessoas curadas. Já o povo Gueguê do Sangue, de Uruçuí, tem 5 casos confirmados, sendo 2 já estão curados.

O povo Gamela, localizado na região que compreende os municípios de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Santa Filomena já tem 3 casos confirmados da doença. Já o povo Tabajara, em Piripiri, tem um caso confirmado da doença.

Coleta dos dados

Os dados estão sendo coletados pela professora Carmen Lúcia, que está dialogando constantemente com as lideranças dos povos Gamela, Guajajara – Aldeia Ukrair, Gueguê do Sangue, Kariri, Tabajara, Tabajara Ypy, Tabajara da Oiticica, Tabajara Tapuio e Warao. As lideranças repassam as informações para a professora, que está realizando o boletim epidemiológico.

Segundo a professora, não existe uma política de saúde indígena no Piauí e que isso tem afetado bastante eles durante a pandemia. Somente o povo Warao, que está localizado em Teresina, tem sido monitorado pela Fundação Municipal de Saúde. Os demais povos não possuem nos outros municípios um atendimento especializado.

Situação no Piauí

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na noite desta quinta-feira (16), apontam que o número de óbitos por covid-19 (coronavírus) no Piauí passou de 1.043 para 1.065. A quantidade de casos confirmados também aumentou, passando de 36.542 para 37.057. Foram 515 novos casos registrados e 22 mortes nas últimas 24 horas, segundo a Sesapi.

Conforme o boletim, das 37.057 pessoas que já contraíram o vírus no Piauí desde o início da pandemia, 35.108 já estão curadas. A secretaria informa ainda que 121.992 casos já foram descartados, após a realização de testes rápidos e exames no Laboratório Central do Piauí (Lacen).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil já registra 1.296.328 pessoas recuperadas do novo coronavírus

Piauí registra 1.065 mortes e 37.057 casos confirmados de covid-19

Número de pessoas imunes à covid-19 cresceu em Teresina, diz Firmino Filho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.