Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

“Respeitem as medidas de segurança”, pede Wellington Dias

O governador lembrou que bares e restaurantes retornarão nesta segunda-feira (17), com exceção dos municípios que estão em alta na transmissibilidade do novo coronavírus (covid-19).

Com a autorização da retomada de mais uma etapa de reabertura das atividades econômicas do Piauí, o governador Wellington Dias (PT-PI) decidiu apelar para o bom senso dos piauienses para que sejam o cumpridas todas as medidas de segurança recomendadas para que essa reativação se dê de maneira segura.

O governador lembrou que bares e restaurantes retornarão nesta segunda-feira (17), com exceção dos municípios que estão em alta na transmissibilidade do novo coronavírus (covid-19), a exemplo da cidade de Floriano.

“Peço a todos que respeitem as medidas de segurança dos estabelecimentos. É uma readaptação, que depende da colaboração de todos”, declarou o governador.

Hoje iniciamos mais uma etapa de reabertura das atividades no Piauí. Os bares e restaurantes estão autorizados a abrirem, a exceção dos setores demonstrados nas imagens e de regiões onde a transmissibilidade está alta, como a cidade de Floriano”, disse o governador.

Reativação gradual das atividades do Estado

Nesta segunda-feira (17) inicia a reabertura de mais setores da economia no Piauí. Entre as atividades permitidas pelo Governo do Estado está o funcionamento de bares e restaurantes com atendimento presencial e consumo no próprio estabelecimento.

As atividades estavam suspensas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A retomada das atividades econômicas seguem os decretos do governador Wellington e todas os serviços que estão autorizados a reabrirem devem cumprir o protocolo do governo estadual relacionado à segurança sanitária e ao horário de funcionamento.

Veja o que pode funcionar a partir do dia 17 de agosto

- Alojamentos (hotéis e similares)

- Organização de eventos (exceto culturais e esportivos)

- Serviços de Alimentação e Bebidas em Geral: (Restaurantes a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço; Restaurantes de autosserviço (self service com comida no quilo, self service em rodízio e preço único); Lanchonetes, Casas de Chá, Casas de Sucos, Cafeterias e Sorveterias; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas.

- Serviço de Turismo: Empresas/estabelecimentos que desenvolvem atividades referentes aos vários ramos e motivações do turismo: como agências de viagem e prestadoras de serviços de interesse turístico, lazer e entretenimento; negócios, eventos e acontecimentos; realizações técnicocientíficas e artísticas; turismo religioso; turismo ecológico, etc.

Obs: Ainda ficam suspensos os serviços de alimentação e consumo presencial em praias, balneários, cachoeiras, museus, bibliotecas, zoológicos. Os serviços de turismo também continuam suspensos nesses locais.

Protocolos para funcionamento

Serviços de alimentação e bebidas: De acordo com o protocolo específico para reabertura deste setor, tais estabelecimentos devem controlar o acesso de pessoas e dispor de sinalização (marcação no piso, por exemplo) na entrada e em pontos estratégicos para manter o distanciamento de 2 metros entre os clientes. No lado externo, caso tenha fila, deve-se providenciar proteção para sol e chuva.

Turismo: Já o protocolo específico da retomada do turismo estabelece que os órgãos governamentais federais, estaduais e municipais do setor turístico que atuam no Piauí devem incentivar o turismo com conscientização sanitária, envolvendo em suas ações preventivas e educativas, orientações sobre as medidas higienicossanitárias, bem como sua implantação e implementação nos pontos turísticos, principalmente aqueles de maior visitação.

Retomada gradual das atividades

Os primeiros setores econômicos reabriram no dia 6 de julho, concentrando principalmente a área da construção civil, e depois no 13 de julho aconteceu a segunda etapa com a liberação de atividades relacionadas a agricultura, a pecuária, comércio de alimentos e bebidas, entre outros.

Já no dia 20 de julho ocorreu a reabertura de setores relacionados a fabricação de móveis, comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos, comércio varejista e atacadista de produtos químicos, médicos farmacêuticos, entre outros. No dia 27 de julho foi autorizada a fabricação de produtos têxteis, vestuário, acessórios, calçados e artigos de couro, comércio atacadista e varejista de papelaria, materiais de escritório e publicações, atividades religiosas, entre outras.

No dia 3 de agosto, foram autorizados a retornarem os Shoppings Centers, com algumas restrições, e as atividades imobiliárias. Já na última segunda (10), foi liberado o retorno das clínicas de estética, os salões de beleza, corretoras, administração pública e atividades de informação e comunicação.

NOTICIAS RELACIONADAS

Covid-19: confira quais setores vão reabrir nesta segunda no Piauí

Confira os protocolos para reabertura de bares e restaurantes no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.