Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí não possui infectados com a variante Delta, afirma Sesapi

O caso mais próximo foi registrado na cidade de Poranga, no Ceará, que fica próximo de Pedro II.

A Coordenação Estadual de Epidemiologia, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), comunicou nesta quinta-feira (12), que até o momento, o Piauí não tem registros de casos da variante Delta. O caso mais próximo do Estado é na cidade de Poranga, no Ceará, localizado a 76 Km do município de Pedro II.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Ceará (CIEVS), a variante registrada em Poranga teria sido trazida por um grupo de pessoas que esteve em São Paulo, onde estavam distribuindo cestas básicas. Após retorno ao Ceará, um dos integrantes do grupo apresentou o teste PCR Positivo da variante delta, confirmado pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de Poranga.

“Não temos registros de casos no Piauí, mas a Sesapi orienta aos nossos municípios que são circunvizinhos a estes estados a intensificarem a vigilância de barreiras nas entradas de acesso às cidades, garantindo uma identificação de possíveis casos”, afirmou a coordenadora estadual de epidemiologia, Amélia Costa.

Variantes encontradas no Piauí

Desde 2020, o Piauí tem casos de variantes, mas nenhum da Delta. Neste período, foram registrados oito casos das variantes P1, P2 e N9, em Teresina, Canto do Buriti, São João da Canabrava, São João do Piauí, União, e Prata do Piauí. Já em 2021, foram, 29 casos identificados nas cidades de Teresina, Canto do Buriti, Altos, Floriano, Pedro II, Beneditinos, Parnaíba, José de Freitas, Brasileira, Luís Correia, sendo um procedente do município de Pedreiras (MA) e Brasília(DF).

Variante Delta

A variante Delta foi detectada pela primeira vez em outubro de 2020, no estado indiano de Maharashtra. Desde então, se espalhou amplamente na Índia e ao redor do mundo, com múltiplas mutações. As funções exatas de cada mutação ainda não foram investigadas cientificamente, porém, apresentam alta transmissibilidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.