Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: quase 800 mil piauienses estão totalmente imunizados

Até o momento 783.551 pessoas completaram o esquema vacinal (D1 + D2 ou DU) no estado do Piauí.

O Piauí alcançou nesta quarta-feira (01), a simbólica marca de 55,59% da população adulta imunizada com a primeira dose (D1) da vacina contra a covid-19. O índice foi celebrado pelo secretário de Saúde, Florentino Neto. “É, sem dúvida, mais um passo que damos em busca da imunização completa no estado”, destaca o gestor.

De acordo com o Vacinômetro, esse grupo é formado atualmente por 1.824.025 pessoas de uma população estimada em 3.289.290 no Estado. “Esses números refletem a união de esforços de todos os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e também dos municípios, que são quem aplicam as vacinas", fala.

Florentino Neto lembrou que os números da vacinação no estado mostram que no Piauí é realizada uma vacinação igualitária, com os municípios, pequenos ou grandes, na mesma condição de cobertura vacinal, proporcionalmente.” De acordo com ele, o grande desafio agora é vacinar 100% da população adulta com D1 até meados de outubro.

Foto: Divulgação/AscomFlorentino Neto
Florentino Neto

Para o secretário o aumento no número de imunizados permite à Secretaria de Estado da Saúde concentrar esforços na vacinação de crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos – atualmente apenas o imunobiológico produzido pela Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesta faixa etária.

“A orientação do Ministério da Saúde é começar a vacinar esse público tão logo toda a população adulta tenha recebido ao menos a primeira dose, mas estamos estudando, por determinação do governador Wellington Dias, a possibilidade de anteciparmos o início da vacinação nesse público em todo o estado. Alguns, municípios, inclusive, já estão vacinando adolescentes”, declara Florentino Neto.

Até o momento 783.551 piauienses completaram o esquema vacinal (D1 + D2 ou DU). O montante equivale a 23,88% da população adulta do Estado. “É importante reforçar a importância de se completar o ciclo. São as duas doses que garantem a imunização completa”, disse o secretário de saúde. Ele destaca que, em relação à segunda dosagem, o Piauí está cumprindo o planejamento, com doses reservadas e garantidas, dentro do prazo.

MUNICÍPIOS

Os municípios que mais aplicaram vacinas, levando em conta a população e quantidade de doses recebidas, foram Santo Inácio, Fronteiras, São João da Varjota, Vera Mendes, São Miguel da Baixa Grande, Tanque do Piauí, Colônia do Gurguéia, Capitão Gervásio Oliveira, São José do Divino e São Lourenço do Piauí. Todos eles possuem cobertura vacinal acima de 96% da população com mais de 18 anos.

Ainda segundo o Vacinômetro , o Ministério da Saúde destinou ao Piauí 3.085.180 doses de imunizantes, sendo que 2.961.582 já foram entregues e 121.598 estão reservadas para segunda dose. Logo que chegam ao Estado, as vacinas são recebidas e divididas na Rede de Frio, para serem encaminhadas rapidamente aos 224 municípios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.