Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Fiocruz aponta que Piauí não tem casos da variante Delta

Segundo a Sesapi, as amostras analisadas são de pessoas vacinadas, casos graves e pacientes que morreram.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), comunicou nesta quarta-feira (29) que um relatório produzido com os resultados do sequenciamento genético de 100 amostras de pacientes com covid-19 do Piauí, enviadas à Fiocruz, apontam que não há registro de pessoas infectadas com a variante Delta no estado.

Segundo a Sesapi, as amostras foram encaminhadas ao laboratório da fundação em Pernambuco, depois de constatada uma alteração na carga viral dos pacientes infectados pelo coronavírus, por meio de exames RT/PCR.

Os materiais colhidos são de pacientes de várias cidades do Piauí e referentes às semanas epidemiológicas 16, 19, 20, 21, 25 e 26 e de idades que vão de 01 a 70 anos, sendo 90% amostras representativas e 10% de casos relevantes, como por exemplo: pessoas vacinadas, casos graves e pacientes que evoluíram a óbito.

Atualmente, tem-se 110 amostras sequenciadas de pacientes do estado do Piauí e até o momento não houve identificação de linhagem Delta (B.1.617.2 like) em nenhum material analisado.

Segundo o relatório, das 100 amostras processadas foram obtidos 65 genomas com qualidade acima de 95% de cobertura e um genoma de 94%. Dentre os 66 genomas, todos foram identificados como da linhagem Gamma, também conhecida como variante P.1, onde duas amostras foram identificadas como da sublinhagem de Gamma P.1.7.

Até o momento são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde as variantes Alpha (B.1.1.7), Beta (B.1.135), Gamma (P.1) e Delta (B.1.617.2). A classificação das linhagens é dinâmica e estas podem ser alteradas futuramente mediante a uma nova versão do sistema de classificação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.