Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

COE aprova liberação do uso de máscaras em ambientes abertos no Piauí

Segundo o Comitê, a decisão foi tomada após análise criteriosa dos dados da pandemia no Piauí.

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) aprovou a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, no estado do Piauí. Em locais fechados o uso da proteção ainda é obrigatório. A decisão foi tomada em reunião com os membros do comitê na manhã desta sexta-feira (25).

A decisão pela liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos foi tomada após análise criteriosa dos dados da pandemia, que apresentaram o Piauí com indicies favoráveis. “Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia. Estamos em um momento privilegiados em comparação aos demais estados do Nordeste. Todos os indicadores estão em uma fase verde, como nos apresentou o Dr. José Noronha. Hoje nesta última reunião, junto do COE, estou muito lisonjeado e contente com nossa população, que nos ajudou também, seguindo as medidas dos decretos e tomando à vacinas, e esses números são um reflexo”, disse o secretário Florentino Neto.

Foto: DivulgaçãoMembros do COE durante reunião nesta manhã
Membros do COE durante reunião nesta manhã

Segundo a decisão do COE-PI, as máscaras ainda continuarão obrigatórias em locais fechados e também para as pessoas imunossuprimidas. O comitê também deliberou sobre a ocupação dos locais de eventos. No Piauí está liberada a ocupação de 100% em locais abertos e 80% do público em locais fechados, condicionada a entrada somente daqueles que apresentarem o cartão de vacina com o esquema vacinal completo. “A partir de agora só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada. Porém aqueles que tomaram as duas doses, e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço, poderão entrar nestes locais”, explica a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

Durante a reunião do comitê também foi decidida a aplicação da quarta dose da vacina, contra a Covid-19, em pessoas acima de 60 anos e nos profissionais da saúde, que receberam a terceira dose há mais de 04 meses. “Em detrimento da quantidade de doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, e que estão nos estoques do município iremos iniciar a próxima semana a aplicação da quarta dose nos indivíduos acima de 60 anos e nos profissionais de saúde. Cada município irá elaborar o seu calendário de vacinação”, pontuou o superintendente de Atenção á Saúde e Município, Herlon Guimarães.

Na reunião, por orientação do governador Wellington Dias, foi aprovada ainda um certificado para os servidores, que atuaram na linha de frente de combate a Covid-19, que trarão benefícios na carreira. “Estes benefícios ainda serão decididos pela Secretaria de Governo. Mas não podemos sair sem agradecer a esses profissionais tão essenciais na luta contra este vírus, vocês nos enchem de orgulho”, disse Florentino Neto.

Uso de máscara já está liberado em Teresina

Está em vigor o decreto assinado pelo prefeito Dr. Pessoa, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos em Teresina. O documento foi assinado no dia 7 de março.

A obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. A flexibilização seguiu o que revelam os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.