Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington vai se reunir com Comitê Nordeste para definir sobre uso da máscara

Segundo o chefe do executivo piauiense, a reunião está marcada para a próxima quarta-feira (09).

O governador Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta sexta-feira (04) que vai se reunir com o Comitê Científico do Nordeste na próxima quarta-feira (09) para definir sobre flexibilização de medidas de combate a covid-19, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscara.

Segundo Wellington Dias, na reunião será apresentada uma avaliação epidemiológica das últimas semanas e também será discutida a saída da fase de pandemia para endemia de covid-19. “Na semana que vem é prevista uma primeira agenda técnica com o Comitê Científico, onde vão estar fazendo uma avaliação e apresentando a proposta do que a gente chama de saída da fase de pandemia para fase de endemia, ou seja, o vírus continua entre a gente, mas estamos mais preparados para lidar com ele”, explicou o chefe do executivo piauiense.

Foto: Alef Leão/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Ainda conforme Wellington Dias, a flexibilização das medidas de combate a covid-19 não deve ocorrer de maneira isolada, mas de forma coordenada e planejada entre todos os estados. “Ao mesmo tempo em que vamos aprender a conviver com o coronavírus, vamos poder ter nacionalmente, embora alguns governadores também já adotando medidas, estamos apelando para fazer isso de uma forma coordenada, seguindo a ciência, exatamente para não ter novos riscos e, com isso, podermos liberar máscara, liberar uma presença maior de pessoas em sala de aula. Há um conjunto de medidas que a ciência deve nos apresentar a nível nacional para esse encaminhamento e fazer as alterações das regras atuais de forma coordenada”, ressaltou o governador do Piauí.

Ao ser questionado sobre a decisão de governadores de outros estados, que já retiraram a obrigatoriedade do uso da máscara, Wellington frisou que a prioridade é tomar as medidas da forma mais segura possível, sempre com base na ciência. “A orientação é que a gente possa fazer de forma coordenada e como está previsto para essa semana, quarta-feira, o Piauí prefere aguardar quarta-feira, com base nas medidas científicas. Os cientistas não são só os que estão no Brasil, mas os que estão também em outros países e que fazem parte do Comitê Nordeste, que já estão vivenciando na prática o que deu certo e o que não deu certo e ter, assim, muito mais segurança nas medidas adotadas. A gente previa chegar por volta de 15 de março num patamar que nos permitisse, nesse plano, uma saída para a pandemia, o momento da endemia é uma realidade e agora vamos trabalhar de forma organizada, planejada no Brasil inteiro”, garantiu Wellington Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.