Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi orienta uso de máscara e vacinação após mortes por covid

A recomendação foi indicada devido a três casos de mortes por covid, ocorridos no último fim de semana.

Integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) se reuniram na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na manhã desta terça-feira (19), quando foi recomendado o uso de máscaras para idosos, pacientes imunossuprimidos e gestantes, bem como que as pessoas vão aos postos de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal contra a covid-19.

A orientação foi dada após o Piauí ter registrado três mortes por covid-19 no último fim de semana. O COE deve voltar a se reunir na próxima semana para nova avaliação da situação no Estado.

“É importante para toda população resgatar a higiene das mãos, o uso do álcool gel e temos um decreto vigente, de janeiro de 2023, que cita o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos ou fechados, que deve ser optativo, porém, para imunossuprimidos, idosos e gestantes este uso é obrigatório. Então pedimos à população que siga essas orientações e tomem todas as doses de vacinas necessárias para a proteção”, comentou a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz, relatou que a reunião do COE foi motivada pelos dados registrados nas três últimas semanas epidemiológicas. O secretário alertou sobre a necessidade do reforço na vacinação contra a covid-19.

“Nesta reunião analisamos os números das três últimas semanas, e nossa preocupação neste momento é com o reforço da vacinação. Chamamos as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose para receber a bivalente, e as pessoas que são idosas e imunossuprimidas, que voltem para receber mais uma dose de reforço, pois a gravidade das pessoas está relacionada diretamente a idade e aos imunossuprimidos. Então, procure os postos de saúde de seus municípios e se protejam”, disse o secretário Antônio Luiz.

Dados epidemiológicos

De acordo com os dados apresentados na reunião e contabilizados pela Gerência de Vigilância em Saúde, o Piauí apresentou 106 casos notificados da doença e 03 óbitos, na última semana. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Não obstante, a taxa de positividade dos exames realizados pelo Lacen manteve queda nas últimas duas semanas, saindo de 17%, para 6%. Os números de internações por síndrome respiratória aguda grave também apresentaram redução, pois estavam em 02 casos há três semanas atrás, já nas duas semanas seguintes esses números estão zerados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.