Fechar
GP1

Economia e Negócios

Criação de emprego nos EUA sobe e dá certo alívio a Barack Obama

Foram criados 171 mil postos de trabalho no mês passado; taxa de desemprego subiu para 7,9%.

Os empregadores norte-americanos aumentaram as contratações em outubro e a taxa de desemprego subiu, com mais trabalhadores voltando a procurar emprego, um sinal esperançoso para a fraca economia do país. O ritmo econômico lento diminui as chances de reeleição do presidente Barack Obama, embora esse último relatório sobre o mercado de trabalho, divulgado quatro dias antes das eleições, dê certo alívio ao democrata.

Foram criados 171 mil postos de trabalho no mês passado, afirmou o Departamento do Trabalho. Economistas previam elevação de 125 mil no número de vagas criadas em outubro.

A taxa de desemprego aumentou em 0,1 ponto percentual, para 7,9%, mas isso foi por causa de um crescimento de trabalhadores que voltaram a integrar a força de trabalho. Apenas pessoas que procuraram emprego recentemente podem ser contadas como desempregadas. A taxa de desemprego em setembro tinha marcado o nível mais baixo do indicador desde que o Obama tomou posse em janeiro de 2009.

O dado sobre as vagas criadas em setembro foi revisado em alta, para 148 mil vagas, de criação de 114 mil informados anteriormente. Em agosto, foram adicionadas 192 mil novas vagas de emprego, acima do número de 142 mil contabilizados na pesquisa original.

As empresas do setor privado foram responsáveis pelo crescimento na oferta de empregos em outubro, adicionando 184 mil novos postos de trabalho ao mercado. Já o setor público, cortou 13 mil vagas.

O ganho médio por hora trabalhada caiu US$ 0,01 para US$ 23,58, enquanto a média de horas trabalhadas na semana permaneceu inalterada pela quarta semana, em 34,4 horas, em outubro.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.