Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE aponta que vendas no comércio ficaram estáveis em junho

O Instituto mostra, no entanto, que no primeiro trimestre, o varejo acumula queda de 7%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (09), que as vendas do comércio varejista brasileiro tiveram variação positiva de 0,1% em junho, quando comparado com o mês anterior. No primeiro trimestre, o varejo acumula queda de 7% e, em 12 meses, de 6,7%, a maior série histórica.

Na comparação mensal, foi registrada estabilidade nos setores de combustíveis e lubrificantes (-0,1%); móveis e eletrodomésticos (-0,1%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%). Já as vendas em supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, recuaram 0,4%, seguido por equipamentos de material para escritório, informática e comunicação (- 3,6%).

  • Foto: Paulo Pinto/Fotos PúblicasMercadoMercado

De acordo com o IBGE, a queda nas vendas em supermercados, de produtos alimentícios e bebidas se dão pelo fato da massa de salários real ter tido uma evolução negativa. “Esta atividade mantém alta correlação com a evolução negativa da massa de salários real habitual", diz o IBGE, em nota.

O avanço no volume de vendas nos seguimentos de tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,8%), seguidos por livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%) contribuíram para que a queda não fosse ainda maior. Segundo o G1, na comparação com junho de 2015, o que mais contribuiu para o resultado negativo global foram as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,9%), móveis e eletrodomésticos (-9,7%); combustíveis e lubrificantes (-8,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.