Fechar
GP1

Economia e Negócios

Temer reúne Maia e Meirelles para discutir texto da Previdência

Presidente da Câmara, ministro da Fazenda, secretário da Previdência e relator do texto participaram do encontro.

Em um esforço para evitar a rejeição da Reforma da Previdência, o presidente Michel Temer se reuniu na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio do Planalto, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

De acordo com informações do G1, o presidente pretendia discutir com os deputados e com os integrantes de sua equipe "até onde dá para negociar a proposta que está na Câmara e fechar um novo texto para levar aos líderes dos partidos aliados".

Além de Rodrigo Maia e Henrique Meirelles, também participaram do encontro desta quarta-feira os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), o secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano, e os deputados, Arthur Maia (PPS-BA), Carlos Marun (PMDB-MS) e Darcísio Perondi (PMDB-RS).

  • Foto: Renato Costa/Estadão ConteúdoPresidente Michel Temer em reunião com ministrosPresidente Michel Temer em reunião com ministros

Segundo deputado Darcísio Perondi, vice-líder do governo na Câmara, durante o encontro, ficou decidido que o governo manterá no pacote previdenciário a regra de idade mínima de 62 para mulheres e 65 para homens e as medidas que equiparam os benefícios do setor público com o privado.

Segundo ele, Arthur Maia ficou encarregado de discutir as mudanças com líderes partidários. A ideia do governo, de acordo com Perondi, é de que o relator da reforma previdenciária apresente uma emenda substitutiva ao projeto. "O deputado Arthur Maia é hoje quem mais sabe de Previdência. Deve apresentar uma emenda substitutiva. É o mesmo texto, mas com melhoras que ajudam no impacto desse gigantesco buraco fiscal", ressaltou Perondi.

  • Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão ConteúdoHenrique MeirellesHenrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo não "jogou a toalha" e que vai insistir na aprovação da reforma da Previdência Social ainda neste ano. "Estamos no momento discutindo a viabilidade, quais são as posições das diversas bancadas, quais são exatamente os itens de maior resistência. Em resumo, estamos no meio do processo Legislativo e, a partir daí, vamos evoluindo. No momento que se chegar a uma conclusão, vamos anunciar. Dentro da minha visão, a conclusão vai se chegar de fato quando votar", declarou.

Para Meirelles, há chances de a proposta atual ser aprovada sem alterações. "O que é importante é que estamos discutindo agora a Previdência para tentar ser votada neste ano, uma coisa que muitos tinham dado como perdido. Estamos com a proposta da Previdência, firme, para ser votada ainda neste ano", completou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.