Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado estima menos inflação e alta menor do PIB neste ano

Estimativas dos economistas foram divulgadas nesta segunda (06), pelo Banco Central.

Relatório divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (06), mostra que o mercado financeiro estimou que a inflação terá um comportamento melhor esse ano, mas também projetou um crescimento um pouco mais baixo para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2017.

De acordo com informações do G1, mais de 100 instituições financeiras foram ouvidas. A estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano recuou de 4,70% para 4,64%. Essa foi a quinta queda seguida do indicador que, apesar de permanecer acima da meta central de inflação, de 4,5%, o valor está abaixo do teto de 6% fixado para 2017.

  • Foto: VejaPIB brasileiro tem queda no 3º trimestre de 2016PIB brasileiro 

A previsão do mercado financeiro para a inflação em 2018 permaneceu estável em 4,50%. O índice está em linha com a meta de inflação do período, que está prevista para ser de 4,5% e também abaixo do teto de 6% para o ano que vem. Já para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, o mercado financeiro baixou a previsão de um crescimento de 0,5% para uma alta menor: de 0,49%.

Juros

De acordo com o relatório do BC, o mercado financeiro manteve sua previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 9,50% ao ano no fechamento de 2017. Atualmente, os juros estão em 13% ao ano. Para o fechamento de 2018, a estimativa os economistas dos bancos para taxa Selic continuou 9% ao ano. Com isso, estimaram que o processo de corte dos juros terá continuidade no ano que vem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.