Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí é o único estado do Nordeste com crescimento positivo do PIB

Relatório foi produzido pelo Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú Unibanco S.A.

Levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú Unibanco S.A, por meio do relatório do Índice Itaú de Atividades dos Estados, aponta que o Piauí vem apresentando um ritmo de atividade econômica acima dos registrados em todo o Nordeste.

Segundo o relatório, o estado também teve um bom desempenho durante a recuperação da recessão em 2017. Em relação a participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o Piauí foi o único estado do Nordeste que obteve uma participação de 0,7% com crescimento acumulado de 0,3% em 2017, quando comparado a 2014. Já em comparação a 2016, o crescimento foi de 2,9%.

  • Foto: DivulgaçãoSafra de grãosSafra de grãos

Desde o início do relatório, em 2006, o PIB do estado do Piauí vem crescendo consideravelmente, passando de 4,5% em 2006 para 5,5% em 2013, com aumento de 1% ponto percentual.

Segundo o Itaú, os índices de atividade econômica por estado são montados a partir de quatro séries para cada unidade da federação: proxies mensais da produção agrícola; índice de volume de vendas no varejo (PMC-IBGE), criação líquida (admissões – demissões) de empregos formais com carteira assinada (CAGED- Ministério do Trabalho e Emprego); e produção física industrial (PIM-IBGE).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.