Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bolsonaro amplia margem de empréstimos consignados aos aposentados

Segundo o governo, a medida visa aumentar a oferta de crédito em um momento de emergência e valerá para empréstimos concedidos até 31 de dezembro de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória ampliando de 35% para 40% a fatia do benefício de aposentados e pensionistas do INSS que pode ser comprometida com empréstimos consignados.

A informação foi prestada pela Secretaria Geral da Presidência da República. O texto deve ser publicado na edição desta sexta-feira, 2, do Diário Oficial da União.

Além do comprometimento de, no máximo, 40% da aposentadoria ou pensão com o pagamento de empréstimos consignados, os segurados do INSS, aposentados e pensionistas podem também sacar o correspondente a 5% do valor do seu benefício, em dinheiro, no seu cartão de crédito. Essa última possibilidade já existia e permaneceu inalterada.

A medida, de acordo com informação divulgada pelo Palácio do Planalto, visa aumentar a oferta de crédito em momento de emergência, ainda em função da crise econômica provocada pela pandemia. A medida valerá para empréstimos concedidos a beneficiários que assinarem contratos até 31 de dezembro de 2020. Segundo o governo, a medida tem por objetivo “possibilitar que potenciais endividados tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores”.

A proposta permitirá que aposentados e pensionistas do INSS contratem maior volume de crédito a uma taxa de juros menor, que é de no máximo 1,8% ao mês, conforme revisão recente. O prazo máximo passou de 72 para 84 meses.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro confirma piauiense Kássio Nunes Marques para vaga no STF

Bolsonaro assina decreto que incentiva separação de alunos com deficiência

Bolsonaro pede que eleitores votem em 'quem tenha Deus no coração'

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.