Fechar
GP1

Economia e Negócios

Receita Federal não recebeu 11,4 milhões de declarações do IRPF

Os contribuintes podem prestar contas ao Fisco até o dia 31 de maio.

A menos de duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, 11,4 milhões de pessoas ainda não prestaram contas ao Fisco. Segundo dados da Receita Federal, fechados no fim da manhã desta segunda-feira, 17, das 32 milhões de declarações previstas para este ano, 20,5 milhões já haviam sido feitas.

O último dia para a declaração é 31 de maio, prazo que foi prorrogado para “suavizar os efeitos da pandemia”. Antes, o calendário terminava em 30 de abril. O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar o projeto de lei que prorrogava o prazo para o dia 31 de julho para não causar um "desequilíbrio do fluxo de recursos". Este é o segundo ano consecutivo que a Receita adia a data final para prestação de contas.

É bom não deixar a declaração para a última hora, alerta a Receita, pois quem perder o prazo está sujeito à multa de no mínimo R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Entre as novidades deste ano, está o campo para devolução do auxílio emergencial. Ele deve ser preenchido por quem recebeu o benefício no ano passado e ainda recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.