Fechar
GP1

Economia e Negócios

BC é independente e trabalhará com novo governo, diz Campos Neto

“No Banco Central, nós somos independentes, então temos autonomia", declarou o presidente Roberto Campos.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta quinta-feira (3) que a instituição vai procurar trabalhar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da “melhor maneira possível”. A declaração aconteceu durante uma conferência internacional bancária em Madri, na Espanha.

Roberto Campos Neto afirmou que o Banco Central é independente e que sua principal função é seguir adiante com os planos e metas da instituição. “No Banco Central, nós somos independentes, então temos autonomia. Nossa principal função agora é seguir em frente com os planos. O mais importante para nós é continuar a agenda de digitalização, que busca promover a inclusão ao setor financeiro e promover a competição no sistema bancário”, detalhou o presidente do BC.

Campos Neto ainda afirmou que o Banco Central vai buscar colaborar com o mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos trabalhar com o novo governo da melhor maneira possível para que possamos alcançar essas coisas que, eu acho, serão melhores para a população brasileira”, observou.

Mandato de presidente do BC

A legislação prevê mandato com duração de quatro anos para o presidente do Banco Central. Com isso, Campos Neto, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), permanecerá no posto até dezembro de 2024 e, assim, comandará a instituição nos dois primeiros anos do governo Lula.

Roberto Campos Neto também citou os principais desafios que o BC terá pela frente, entre eles o de combater a inflação. “Precisamos encontrar um caminho para o país crescer de forma sustentável”, afirmou.

Já a respeito das eleições, o presidente do BC disse que “o país está muito dividido” e citou que alguns dos valores que “estão relacionados a atual administração” se mostraram capazes de eleger candidatos à Câmara e ao Senado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.