Fechar
GP1

Economia e Negócios

Agronegócio brasileiro bate recorde de exportação antes do ano acabar

O principal produto de exportação do setor é a soja com U$$ 45 bilhões, em seguida a carne bovina.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) divulgou nessa quinta-feira (08) o balanço do agronegócio brasileiro de 2022. As exportações do agronegócio entre janeiro e novembro somaram U$$ 150 bilhões. A quantia é a maior para um ano faturada pelo setor com os embarques ao exterior.

De acordo com a Confederação Nacional, a comparação da receita de todo o ano de 2021 e o resultado somado nesses 11 meses de 2022 representa cerca de 25% maior. Ainda em 2021, as exportações do agronegócio brasileiro para a União Europeia somaram um valor próximo de U$$ 20 bilhões e, para os norte-americanos, quase U$$ 10 bilhões.

Ainda de acordo com a CNA, o faturamento das exportações do agronegócio brasileiro do ano vigente representa quase metade de toda a receita do Brasil com o mercado externo. Somando todos os setores da economia, o montante somou U$$ 300 bilhões entre os meses de janeiro a novembro.

Foto: Reprodução/TwitterAgronegócio brasileiro bate recorde de exportações antes do ano acabar
Agronegócio brasileiro bate recorde de exportações antes do ano acabar

A China é o principal cliente do produtos brasileiros no Brasil em 2022 (aproximadamente U$$ 50 bilhões). Já a União Européia ficou na segunda posição (em torno de U$$ 25 bilhões). Em seguida os Estados Unidos (com praticamente, U$$ 10 bilhões), Irã (U$$ 4 bilhões) e Japão com pouco menos de U$$ 4 bilhões.

O principal produto de exportação do setor é a soja, com U$$ 45 bilhões. Na segunda posição, aparece a carne bovina com pouco mais de U$$ 10 bilhões. Ainda a CNA cita: milho, farelo de soja e açucar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.