Fechar
GP1

Economia e Negócios

Euro e dólar têm o mesmo preço pela primeira vez em 20 anos

Nesta terça-feira (12), a moeda europeia chegou ao mesmo valor que o dólar, primeira vez desde 2002.

O Euro se equiparou ao valor do dólar na manhã desta terça-feira (12), fato que não acontecia há pelo menos duas décadas no cenário econômico. De acordo com especialistas, isso ocorreu em meio a especulações de uma crise energética na Europa, previsões de uma recessão. Além desses fatores, está ocorrendo uma valorização do dólar no mercado.

A contínua valorização da moeda norte-americana é graças ao impulsionamento do Federal Reserve, equivalente ao Banco do Brasil, e as expectativas de um aumento as taxas rapidamente.

Os rumores dentro do mercado econômico sobre uma crise no fornecimento de energia no continente europeu são relacionados ao corte de Gás Natural russo, que era fornecido pelo gasoduto Nord Stream 1, que atualmente se encontra em manutenção, aumentando o suspense dentro dos países.

Caso ocorra a recessão europeia, haverá uma grande dificuldade do Banco Central Europeu (BCE) interromper sua atual política fiscal expansionista e instaurar técnicas para conter a inflação nos países.

O que significa uma política fiscal expansionista?

É quando um governo constrói seu planejamento de gastos focado em reduzir os tributos e aumentar os gastos. Ou seja, é quando os impostos diminuem e os investimentos crescem. Geralmente, esse tipo de prática econômica funciona em países que estão economicamente saudáveis, pois acabam gastando mais do que recebem em impostos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.