Fechar
GP1

Economia e Negócios

Congresso derruba veto de Lula à desoneração da folha

Texto agora segue para promulgação. Os setores beneficiados empregam 9 milhões de pessoas.

Em uma sessão conjunta realizada nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao texto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2027. Esses setores empregam quase 9 milhões de pessoas.

No Senado, o veto presidencial foi rejeitado por 60 votos a 13. Na Câmara dos Deputados, o placar foi de 378 a 78 pela derrubada do veto. Com a rejeição, o texto agora segue para promulgação.

Uma vez promulgado, passará a valer a regra que permite às empresas desses setores substituir a contribuição previdenciária, que é de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento.

Essa alíquota varia de 1% a 4,5%, dependendo do setor e do serviço prestado. A medida está em vigor desde 2011 e perderia a validade no final deste ano. No entanto, a proposta aprovada no Legislativo prorroga a medida por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.