Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí teve crescimento de 11% na receita corrente, diz Tesouro Nacional

Aumento coloca o Piauí entre os três com maior crescimento, juntamente com Amapá e Rio Grande do Norte.

O estado do Piauí apresentou um crescimento significativo de 11% em suas receitas correntes até o 5º bimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Este aumento coloca o Piauí entre os três estados com maior crescimento percentual, juntamente com Amapá (15%) e Rio Grande do Norte (10%). Este crescimento é um indicativo positivo para a economia do estado. Os dados são do Tesouro Nacional e estão no Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados + DF do 5º bimestre de 2023.

Por outro lado, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco foram os estados que mais tiveram redução nas suas receitas no período, com quedas de 10%, 5% e 4% respectivamente. Estes dados estão no Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados + DF do 5º bimestre de 2023, publicado pelo Tesouro Nacional.

Quando considerada a despesa liquidada, os estados que apresentaram maior crescimento no período analisado foram Amapá (38%), Paraná (19%) e a Bahia (19%). Já os entes que mais reduziram esse indicador no período foram São Paulo (-4%), Distrito Federal (-3%) e Pernambuco (-3%).

As despesas de pessoal tiveram a maior participação na composição das despesas corrente em relação à receita total em todos os Estados, com destaque para Rio Grande do Norte (71%), Rio Grande do Sul (67%) e Rio de Janeiro (61%). O segundo maior grupo de gasto dos entes foi em despesa de custeio, com os maiores níveis verificados no Amazonas (38%), no Distrito Federal (35%) e no Maranhão (34%).

Nos cinco primeiros bimestres do ano, os estados que apresentaram o maior nível de poupança corrente em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) foram Mato Grosso (31%), Amapá (31%), Rondônia e Espírito Santo com 25%. Na outra ponta, os Estados que menos conseguiram acumular poupança corrente foram Amazonas e Rio de Janeiro com 8% e Rio Grande do Sul com 9%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.