Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercadante assume BNDES e confirma que banco vai financiar países

Mercadante disse que o crescimento do Brasil está ligado também ao crescimento dos países vizinhos.

Aloizio Mercadante tomou posse como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta segunda-feira (06), e durante seu discurso, confirmou que o banco vai financiar obras em países da América Latina.

Mercadante disse que “o presidente Lula tem toda razão quando diz que o BNDES tem que ser um banco parceiro do desenvolvimento e da integração regional”. “O nosso desenvolvimento passa necessariamente pela integração da América Latina, pela parceria com os países do sul global”, declarou Mercadante, durante o seu discurso de posse.

Ainda de acordo com o presidente do banco, o crescimento do Brasil está ligado também ao crescimento dos países vizinhos. “O Brasil será ainda maior quando atuar em conjunto com os seus vizinhos. O Brasil é mais da metade do território, do PIB e da população da América do Sul. Estamos irrevogavelmente inseridos neste contexto geográfico e histórico. Nosso destino está portanto indissoluvelmente ligado ao destino da nossa região”, refletiu o presidente do BNDES.

Essa decisão é uma prática adotada pelos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff entre 2003 e 2016, quando cerca de 80 obras foram financiadas nas ditaduras da Venezuela e Cuba, assim no Moçambique, na África. No entanto, os três países deram calote e até hoje não pagaram os financiamentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.