Fechar
GP1

Economia e Negócios

Teto de juros consignado do INSS cai para 1,91% ao mês

A medida foi votada durante reunião, nesta quinta-feira (17)

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (17) o novo teto de juros para operações de crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e fixou a taxa em 1,91%. A medida foi aprovada por 14 votos a 1.

O novo teto é 0,06 ponto percentual menor do que o antigo limite, que era de 1,97% ao mês, taxa que vigorava desde março de 2023. Já o teto de juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,89% para 2,83% ao mês.

Apenas o representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) votou contra. A entidade pediu que a votação fosse adiada porque a oferta de crédito consignado está encolhendo, mas a reivindicação não foi aceita.

As medidas foram propostas pelo próprio governo e entrarão em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

Durante a reunião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que a pasta pretende propor mais reduções no teto do consignado à medida que a taxa Selic cair. Ele também disse que os bancos oficiais cobram taxas menores que o novo teto de 1,91% ao mês. O Banco do Brasil, por exemplo, cobra 1,77% ao mês, e a Caixa cobra 1,7% ao mês.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.