Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central pode fazer novo corte na Taxa Selic nesta quarta-feira

O Banco Central promoveu, em 2023, uma série de quatro cortes na taxa, que hoje está em 11,75% ao ano.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizará sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira (31). Na pauta, uma possível nova redução de 0,5% na taxa básica de juros, a Selic, hoje em 11,75% ao ano (a.a.).

Pelo menos, é essa a expectativa de analistas do mercado. Caso se concretize, será o quinto corte consecutivo desde que o ciclo de redução iniciou, em agosto de 2023, fazendo com que a taxa chegue a 11,25%, o patamar mais baixo em quase dois anos.

Taxa Selic

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a taxa básica de juros Selic baliza todas as outras taxas de juros praticadas pelos bancos e demais instituições financeiras do país. Ela influencia, portanto, desde o juro praticado em uma operação de empréstimo solicitado por um contribuinte até o montante que uma pessoa pode receber de um investimento em títulos públicos, por exemplo.

Além disso, influencia o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registra a inflação do país. Hoje, esta taxa está em 4,68% e a previsão é de que se mantenha em 4,6% até o final do ano.

Para o ano de 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta de inflação em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Dessa forma, o objetivo será considerado como cumprido se a taxa ficar entre 1,5% (piso) e 4,5% (teto).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.