Fechar
GP1

Economia e Negócios

Boletos serão compensados no mesmo dia a partir do dia 15 no Brasil

A novidade foi nomeada de D+0, fazendo referência às compensações sem acréscimos de dias úteis.

A partir desta sexta-feira (15), o consumidor que realizar o pagamento de boleto bancário até às 16h30 terá o valor compensado no mesmo dia.

A novidade foi nomeada de D+0, fazendo referência às compensações sem acréscimos de dias úteis e inclui 136 bancos. No entanto, os pagamentos realizados, após às 16h30 serão compensados no primeiro dia útil seguinte.

A mudança representa um alívio para os brasileiros que, por muitos anos, lidaram com o prazo de compensação do boleto bancário, que podia se estender por até três dias úteis, tornando as transações mais complexas e restringindo o uso da modalidade em situações que exigiam pagamento no mesmo dia.

Apesar do entusiasmo gerado pela mudança, sua implementação dependerá também dos contratos estabelecidos entre as empresas ou operadoras de serviços e as instituições financeiras.

Estima-se que a mudança afetará cerca de 57% dos boletos gerados, sendo processados no mesmo dia. Os 43% restantes devem ser compensados no prazo D+1, ou seja, em um dia útil. Apesar do notável crescimento do PixPix, é relevante observar que em 2023 foram emitidos e pagos 4,2 bilhões de boletos bancários, movimentando expressivos R$ 5,8 trilhões.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.