Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí teve 2º maior aumento da receita corrente, diz Tesouro Nacional

Os dados foram apontados no relatório do Tesouro Nacional, divulgado nesta segunda-feira.

O Piauí e o Rio Grande do Norte foram os estados que apresentaram os maiores aumentos em suas receitas correntes em 2023, segundo apontou o relatório do Tesouro Nacional. Os dados mostram que o Piauí teve uma ampliação de 13% em comparação com 2022, ficando em segundo como um dos estados com maior crescimento percentual. O crescimento do Rio Grande do Norte foi de 14%.

Já se tratando de reduções, São Paulo e Minas Gerais experimentaram as maiores diminuições, com quedas de 11% e 6%, respectivamente. No âmbito da despesa liquidada, os estados que apresentaram maior aumento foram Mato Grosso, Pará e Paraná, todos com 18%. São Paulo e Minas Gerais aparecem novamente como estados que mais caíram esse indicador, com quedas de 6% e 3%, respectivamente.

As despesas de pessoal tiveram a maior participação na composição das despesas correntes em relação à receita total em todos os Estados, com realce para o Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O segundo maior grupo de gasto dos entes federativos foi em despesa de custeio, com os maiores níveis apurados no Amazonas, no Distrito Federal e no Maranhão.

No ano passado, os estados que apresentaram o maior nível de poupança corrente em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) foram Amapá, Espírito Santo e Mato Grosso. Porém, os estados que menos acumularam poupança corrente foram Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Acre, todos com 7%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.