Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção de cana no centro-sul do Brasil deve cair 9,8%, diz Datagro

Além disso, o volume atual de estoque é suficiente para garantir a estabilidade do mercado.

A próxima safra de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, que começará em abril, deverá apresentar uma queda de 9,8% em relação à safra 2023/24, de acordo com dados divulgados pela Datagro. A previsão é de que a safra alcance 592 milhões de toneladas, uma redução significativa em comparação com os 656,1 milhões de toneladas da safra atual.

A redução na produção é equivalente à soma das safras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2023/24, e supera as 62 milhões de toneladas produzidas nas regiões Norte e Nordeste. No entanto, a situação não é mais crítica para o setor por conta do bom estoque existente, especialmente de etanol. A oferta de açúcar deve cair 0,4% e a de etanol, 1,78%.

Em fevereiro, a estimativa era de que as usinas tivessem 6 bilhões de litros de etanol estocados, suficientes para dois meses de consumo. Isso representa um aumento de 36,7% em relação à safra anterior, devido à produção maior do que o esperado.

Para a próxima safra, a previsão é menor devido a algumas incertezas. O centro-sul teve uma redução de 26,7% nas chuvas nos últimos cinco meses, em relação à média histórica, e a previsão indica chuvas abaixo do normal em março e abril em alguns dos principais estados produtores. Isso deve resultar em uma queda na produtividade de cana por hectare, de 88 toneladas para 78.

Apesar desses desafios, a perspectiva é de que a área colhida seja 1% maior. Além disso, o volume atual de estoque é suficiente para garantir a estabilidade do mercado. Cerca de 65% das 127 usinas do centro-sul pesquisadas pela Datagro iniciarão a safra já em abril, fornecendo combustível ao mercado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.