Fechar
GP1

Economia e Negócios

Teresina vai sediar I Congresso de Joalheria do Nordeste

O evento ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de maio, no Espaço S de Inovação no Teresina Shopping.

O primeiro congresso de joalheria, design e novas tecnologias aplicadas, reunirá os melhores profissionais de suas áreas em um único evento nos dias 01, 02 e 03 de maio em Teresina (PI), no Espaço S de Inovação no Teresina Shopping, com o propósito de informar, capacitar e abordar novas tendências e inovações do mercado joalheiro. Direcionado a estudantes, designers de joias, ourives, lapidários, empresários e entusiastas do setor de gemas e joias, o I Congresso de Joalheria do Nordeste contará com palestrantes reconhecidos no mercado brasileiro e internacional, onde irão compartilhar conhecimentos sobre design de joias, apresentação de produtos, tecnologias de produção, marketing digital e vendas online. Unindo inovação, educação e técnicas comerciais para o setor de Joalheria do Nordeste com palestras e minicursos.

Um dos organizadores do evento, o empresário Paulo de Tarso Moraes Souza, explicou que o principal objetivo do evento é fortalecer toda a cadeia do mercado joalheiro do país e divulgar as joias com opalas de Pedro II, reunindo as maiores referências nacionais do setor de gemas e joias em um encontro com muita informação, educação e network para os profissionais do setor. O Brasil é uma das principais fontes de gemas e metais preciosos do mundo, aliado com a criatividade e o bom gosto do design brasileiro conectados com boas práticas e tecnologias de produção, este país poderá se tornar referência mundial na produção e comercialização de gemas lapidadas e joias.

Foto: DivulgaçãoCongresso em Teresina
Teresina vai sediar I Congresso de Joalheria do Nordeste

O evento terá ainda o lançamento do livro do historiador Carlos Cornejo, dando sequência às obras antecedentes desta série: “Minerais e Pedras Preciosas do Brasil” e “Coleções Minerais do Brasil”. O livro “Gemas do Brasil” a ser lançado em Teresina, contém farta informação e milhares de imagens de gemas em bruto e lapidadas, além de fotografias artísticas de deslumbrantes joias e traz ao menos umas 20 páginas sobre opalas do Piauí.
O congresso contará com a presença da presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, Roseli Duque e tem o apoio do Sebrae, FIEPI, SENAI, Invest Piauí e Senac, dentre outros.


As inscrições podem ser feitas no site: https://inovajoalheria.primegems.online/

Atendimento imprensa

Paulo de Tarso Mendonça Moraes Souza
Whatsapp: 55 86 8193-1111
E-mail: [email protected]

PALESTRANTES CONVIDADOS

Rodrigo Silva - Designer de Joias
Palestra: Inovação na Joalheria
Rodrigo Silva é Mestre Joalheiro. Campeão Mundial (Worldskills London 2011) Coach de competidores para Worldskills international - Designer de joias. Especialização em Micro-cravação de gemas pela Salpaus Futher Education / Lahti Finland.
Paulo de Tarso - CEO PrimeGems
Palestra: Vendas de gemas e joias online
Conselheiro de mineração na CNI, exportador de gemas e CEO da PrimeGems marketplace o shopping de gemas e joias brasileiro.
Roseli Duque ( Presidente do IBGM) e Manoel Bernardes ( Vice presidente do IBGM)
Palestra: Inovação na indústria joalheira
A primeira presidente mulher do Conselho do IBGM, Roseli Duque tem formação em Artes Plásticas e é proprietária da Guilherme Duque joalheiros. Manoel Bernardes é o vice presidente do IBGM para capacitação e inovação. Vice presidente AJOMIG/SINDiJOIAS e CEO da joalheria Manoel Bernardes e representante ROLEX.
Pedro Imperiano - Gemológo
Palestra: Gemologia na prática
A maior certificadora em volume do Brasil, ambos formados pela UFES, Gemologos perito da receita federal. A Ignius Laboratório Gemológico emite seus relatórios técnicos, que são utilizados por grandes mineradoras, joalheiros, comerciantes, colecionadores e amantes do mundo gemológico.
Lorena Rabelo – Joalheira
Palestra: Como Criar joias que vendem
Joalheira fundadora da @lorenarrabelo e mentora no @joalheria.360 formada em design pelo IED Barcelona e professora na Belas Artes-SP e Consultora Estratégica em design de joias para mulheres pelo mundo.
Eliania Rosetti – Solução 3D
Palestra: Desvendando segredos do 3D: do projeto de criação à modelagem e Impressao 3D
Eliania Rosetti especialista em computação gráfica 3D possui mais de 20 anos de prática desenhando joias em 3D com o programa Rhinoceros. Já projetou e modelou mais de 15.000 jóias. Proprietária do primeiro estúdio de design de jóias em 3D do Brasil, com mais de 1.500 alunos em todos os seus cursos. Autora do livro Desenhando Jóias com Rhinoceros com mais de 5.000 cópias vendidas em todo o mundo.
Tiago Moreira – Joalheiro
Palestra: Joalheria na prática
Thiago Moreira iniciou na joalheria aos 14 anos, trabalhou em vários seguimentos do setor, atua como professor de ourivesaria com mais de 800 alunos em vários países, Ceo do manual da joalheria com o intuito de espalhar conteúdo de qualidade para todos que querem iniciar sua jornada na área.
Francisco Laterza - CEO 3M Recuperadora e Presidente da AMAGOLD
Palestra: A importância da reciclagem de metais preciosos
Presidente da AMAGOLD, Sócio Diretor da 3M Recuperadora, única empresa da América Latina com produção própria de pré-ligas, é também o único laboratório do ramo joalheiro a ser certificados internacionalmente pela SGS e conquistando o selo da Amagold. Empresa com parcerias na Itália garantindo qualidade e os melhores produtos do mercado.
Yure Nunes – CEO BDG Joias
Palestra: Produção industrial no mercado joalheiro
Sócio-diretor da BDG - Brasil-Design-Group, uma sólida indústria joalheria a mais de 40 anos sediada em São Paulo, com serviços em desenho técnico, modelagem, prototipagem, confecção, peça pronta. Com tecnologias e inovação.

Victor Segóbia - Segotec
Palestra: Máquinas, Cortes, Gravação e Acabamento de Joias
Empresário, fundador da Segotec que fornece ao mercado joalheiro o que há de mais tecnológico no desenvolvimento e fabricação de jóias. As melhores máquinas e equipamentos, que proporciona ao joalheiro modernidade, praticidade e rapidez na fabricação em pequena, média ou grande escala.

PROGRAMAÇÃO

DIA 01
08h30 – Credenciamento
08h40 – ABERTURA OFICIAL – Agradecimentos:
Roger Correia Jacob Diretor SENAI, Júlio César Lima – Diretor SEBRAE e Antônio José de Moraes Souza Filho Presidente FIEPI
09h00 – PALESTRA: Inovação na joalheria
Rodrigo Silva @vitrinerodrigosilva – São Paulo
10h30 - COFFE
11h00 – PALESTRA: A importância da reciclagem de metais preciosos
Francisco Laterza @chiquinho_responde – São Paulo
12h30 - HORÁRIO PARA ALMOÇO
13h30 – PALESTRA E DEMONSTRAÇÃO: Introdução à gemologia
Felipe Pereira e Pedro Imperiano @ igniusbrasil – Minas Gerais
14h30 – PALESTRA E DEMONSTRAÇÃO: Desvendando a joalheria 3d
Eliania Rosetti @rosettieliania – São Paulo
INTERVALO DE 15 MINUTOS
16h30 – RODADA DE NEGÓCIO:
Rodrigo Silva, Francisco Laterza, Eliania Rosetti, Felipe Pereira e Pedro Imperiano

DIA 02
08h00 – BOAS VINDAS:
Informar as atividades do dia
08h40 – PALESTRA: Como criar joias que vendem
Lorena Rabelo @lorenarrabelo e @joalheria.360 – São Paulo
10h30 - COFFE
11h00 – PALESTRA: Vendas de gemas e joias on-line, Second Hand e Workshop fotografia
Paulo de Tarso – @primegemsbr – Teresina-PI
12h30 - HORÁRIO PARA ALMOÇO
14h00 – PALESTRA E DEMONSTRAÇÃO: Máquinas, Cortes, Gravação e Acabamento de joias
Victor Segóbia @oficialsegotec – São Paulo
15h10 – PALESTRA: Produção industrial de Joias
Yuri Nunes – @bdgjoias – São Paulo
INTERVALO DE 15 MINUTOS
16h30 – RODADA DE NEGÓCIO:
Lorena Rabelo, Paulo de Tarso, Victor Segóbia e Yuri Nunes

DIA 03
08h00 – BOAS VINDAS:
Informar as atividades do dia
08h30 – PALESTRA E DEMONSTRAÇÃO:: Joalheria na Prática
Thiago Moreira @manualdajoalheria – São Paulo
10h30 - COFFE
11h00 – PALESTRA: Novos canais de comercialização de joias e gemas no mercado internacional
11h00 – Roseli Duque @roseliduque – São Paulo
11h30 – Manoel Bernardes @manoelbernardes_joias - São Paulo
12h30 - HORÁRIO PARA ALMOÇO
14h00 - PAINEIS TEMÁTICOS:
PAINEL 1: Tendências no mercado Joalheiro
Roseli Duque e Manoel Bernardes
15h30
PAINEL 2: A IMPORTÂNCIA DA MINERAÇÃO E DO I.G (INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) NA COMERCIALIZAÇÃO DAS OPALAS
Delano Rocha - Diretor do Sebrae, Roger Jacob - Diretor regional SENAI, Érico Gomes – Presidente da Associação de Geólogos do Piauí e Victor Hugo – Presidente Investe Piauí
Intervalo de 15 minutos
17H00 – LANÇAMENTO DO LIVRO:
• Gemas do Brasil – Carlos Cornejo – São Paulo
18H00 - COQUETEL DE ENCERRAMENTO

Lançamento do livro: GEMAS DO BRASIL
O livro “Gemas do Brasil”, nas suas 896 páginas, contém farta informação e 3.290 imagens de gemas em bruto e lapidadas, além de fotografias artísticas de deslumbrantes joias.
A obra conta com uma introdução histórica e um guia com as principais gemas que ocorrem no Brasil, mas também inclue muitas de outras procedências, frequentes no comércio.

Autor: Carlos Cornejo
Jornalista. Atuou como fotógrafo, editor e produtor gráfico. Em coautoria com João Emilio Gerodetti publicou entre 1999 e 2003 os três volumes da obra Lembranças de São Paulo: A Capital Paulista, O Litoral Paulista e O Interior Paulista. Em 2010, lançou a primeira edição da obra Minerais e Pedras Preciosas do Brasil. Em 2017 participou como coautor da obra Joalheria no Brasil: história, mercado e ofício, e como editor das obras Carajás: a descoberta, e Geologia de Engenharia e Mecânica das Rochas no Brasil: a contribuição de Murillo Dondici Ruiz. Em 2023 lançou o livro “Gemas do Brasil”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.