Fechar
GP1

Economia e Negócios

Grandes redes varejistas anunciam fechamento de 750 lojas no Brasil

Dentre as grandes empresas estão a Americanas, o Dia, a Marisa, o Carrefour e Casas Bahia.

Grandes lojas varejistas anunciaram o fechamento de 750 lojas, o que pode resultar em 35 mil demissões. Dentre as empresas estão a Americanas, o Dia, a Marisa, o Carrefour e Casas Bahia.

Atualmente com 5,5 mil funcionários, a rede Dia poderá demitir pelo menos 3,5 mil pessoas com o fechamento das centenas de lojas. Quase 350 lojas serão afetadas.

Já segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a estimativa é que 12,5 mil pessoas sejam demitidas com o fechamento de 123 lojas da rede Todo Dia, do Carrefour. O grupo teve prejuízo de R$ 565 milhões, Embora tenha divulgado o fechamento de 123 estabelecimentos, o Carrefour anunciou a abertura de dez a 12 novas lojas do Atacadão e entre sete e nove do Sam’s Club no Brasil.

Outra grande varejista em crise financeira é a Marisa que em 2023, por exemplo, fechou 91 lojas. Mais de 2 mil funcionários devem perder o emprego.

A Americanas também tem enfrentado problemas, que resultaram na demissão de milhares de trabalhadores. Pelo menos 152 lojas foram fechadas nos últimos meses, e, o número de trabalhadores desligados superou 7 mil, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

A Casas Bahia também passa por uma crise. Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a empresa demitiu 8,6 mil pessoas. Os pontos fechados foram os de venda deficitários ou com margens negativas.

Motivos para a crise

Especialistas apontam que, ao longo dos últimos anos, as empresas sofreram com a pandemia, o avanço da inflação e com a restrição ao crédito a partir do aumento das taxas de juros.

Outro inimigo comum das grandes redes do varejo é o crescimento do modelo de “atacarejo”, que mistura atacado com varejo em uma só loja.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.